O gás natural canalizado vai chegar a Oliveira do Hospital ainda durante o ano de 2021.
Os trabalhos de construção da rede, que começaram em finais do mês de abril na zona Industrial da cidade, já estão a decorrer e o projeto vai ser implementado por fases durante o ano em curso.
Numa primeira fase, a Beiragás – Companhia de Gás das Beiras, S.A, que é a entidade concessionária, vai construir os primeiros três quilómetros e meio de rede estruturante para o sistema de distribuição e a Unidade Autónoma de Gás (UAG) que assegurará o abastecimento de gás natural a Oliveira do Hospital.
Trata-se de um projeto que prevê um investimento inicial superior a meio milhão de euros e que, nas fases seguintes, contemplará a ampliação da rede à generalidade da malha urbana, possibilitando assim a chegada do gás natural às casas e empresas, à medida que vão existindo as condições técnicas que permitam as ligações à rede de distribuição.
Considerando tratar-se de um investimento de importância estratégica para o desenvolvimento de Oliveira do Hospital, a Câmara Municipal já alienou à empresa concessionária um lote na zona industrial, onde vai ser construída a UAG que transformará o gás líquido em gasoso, injetando-o na rede.
O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, sublinha que este investimento vai permitir às pessoas, empresas e instituições, a utilização de uma nova energia mais cómoda, segura e económica.
Frisando que o gás natural é essencial para a estratégia de descarbonização da economia, com a futura incorporação de gases de origem renovável, como o biogás e o hidrogénio, José Carlos Alexandrino refere também que está em causa um investimento que contribuirá para a modernização e competitividade do concelho de Oliveira do Hospital.