Ao longo do mês de fevereiro serão dinamizadas diversas atividades, direcionadas para todos os públicos, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Fevereiro é o mês dedicado aos apaixonados e a Biblioteca Municipal também se prepara para assinalar a efeméride com várias iniciativas.
Especialmente dirigida ao público infanto-juvenil, haverá a atividade “Animação da Leitura”, com leitura e dramatização de histórias de amor e amizade. Ao longo de todo o mês, no espaço da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital irão ouvir-se diversas histórias sobre esta temática, como “O Sapo encontra um amigo”; “Sapo Apaixonado”; “O Segredo do Bosque” e a “A Carochinha”. A atividade está sujeita a marcação prévia junto do serviço educativo da Ludoteca.
Para o público sénior, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital dinamizará mais uma sessão do Projeto “Lar na Biblioteca” que desafia os utentes de lares e centros de dia para uma visita a este equipamento municipal. Em itinerância continua, igualmente, o outro interessante projeto “Viver a Ler +” que leva o livro e atividades em torno da leitura até às instituições que aderiram ao projeto.
No mês em que se assinala o Dia dos Namorados e o S. Valentim, o Clube de Leitura em Voz Alta irá reunir-se, uma vez mais, para partilhar leituras sendo que neste mês o tema escolhido foi o “Namoro”. A atividade, aberta aos interessados, irá desenrolar-se dia 16 de fevereiro, às 21H00.
Na Biblioteca Municipal estarão também patentes duas exposições bibliográficas ao longo de todo o mês. No espaço infanto-juvenil será dedicada a José Carlos Completo, autor da série de livros “Os Lobos”. Na sala de adultos, em destaque estará Almeida Garrett, escritor e dramaturgo, iniciador do Romantismo no nosso país.
De destacar a realização da Oficina sobre “Bordados em Lenços dos Namorados” nos dias 15 e 16, entre as 20h30 e as 22h30 que desafia os interessados a aprender sobre esta arte e a executar o seu próprio Lenço dos Namorados, ícone da cultura portuguesa cuja origem remonta ao século 18.
De tradição minhota, os lenços são bordados com motivos florais, símbolos amorosos e mensagens em quadras. Os interessados devem inscrever-se na Biblioteca Municipal.
Ainda sobre esta temática estará patente uma exposição temática de “Lenços dos Namorados” elaborados por Filomena Macieira, artesã do concelho de Oliveira do Hospital.