good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Festival Municipal da Canção revelou jovens talentos

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promoveu no passado sábado, 4 de junho, a primeira edição do Festival Municipal da Canção que revelou novos talentos. No Parque do Mandanelho, algumas centenas de pessoas aplaudiram os novos cantores num espetáculo centrado nestas jovens estrelas. A abertura esteve a cargo de Andreia Oliveira, uma jovem cantora que também já participou em concursos municipais de talentos e regionais.

Seguiram-se as doze interpretações concorrentes, nos escalões Infantil e Juvenil, subordinadas ao tema “As Melhores Canções do Ano”, escolhido para o ano de lançamento deste Festival Municipal da Canção, que é dirigido às crianças e jovens entre os 4 e os 14 anos.
Inês Valentim Alves foi a vencedora no escalão infantil (4 – 9 anos) com a interpretação do tema “Tu e Eu”, êxito de Diogo Piçarra. Em segundo lugar ficou classificada a Ana Luísa Silva que interpretou “Chamar a Música” de Sara Tavares; e em terceiro lugar, Débora Silva Santos que subiu a palco com a música “Todas as Ruas do Amor” do grupo Flor de Lis.

Inês Valentim, vencedora do escalão infantil
Inês Valentim, vencedora do escalão infantil

Já no escalão juvenil (10 – 14 anos) a vitória sorriu ao João Ricardo Oliveira que interpretou a canção “Pica do 7” de António Zambujo. O júri deliberou ainda atribuir o segundo lugar a Marta Henriques Miranda que cantou “Mar Salgado” dos Amor Electro; e o terceiro lugar a Jéssica Micaela Coelho que encantou com “A Máquina” dos Amor Electro.

O júri – composto por Manuela Costa, cantora lírica e docente; Daniel Gonçalves, maestro e professor de música; e Lucinda Maria, professora primária e autora concelhia – teve a seu cargo a difícil tarefa, como sublinhou, de avaliar os concorrentes de acordo com os seguintes critérios: afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco. Aos primeiros classificados foram atribuídos prémios sendo que todos os concorrentes receberam um prémio de participação e um certificado. No momento da entrega dos prémios, o presidente da Câmara Municipal,

José Carlos Alexandrino e a vereadora da Educação e da Cultura, Graça Silva, saudaram a livre participação de todos na iniciativa e enalteceram as interpretações de todos os concorrentes que revelaram os seus grandes talentos para a música. O presidente da autarquia deu os parabéns a todos os participantes realçando “que todos são vencedores uma vez que todos foram brilhantes na sua prestação”.

João Oliveira, vencedor do escalão juvenil
João Oliveira, vencedor do escalão juvenil

Nesta 1.ª edição, o evento contou com a participação de 16 crianças e jovens, que interpretaram 12 canções e é de realçar que os participantes foram penteados e maquilhados por cabeleireiras do comércio local do concelho, sendo algumas encarregadas de educação dos participantes, a saber, Ana Cristina do Salão Cristina em Nogueira do Cravo; Ana Lúcia do salão Milú de Oliveira do Hospital, e Vera Ferreira, salão de Oliveira do Hospital.

Promovido pelo Município de Oliveira do Hospital, o Festival Municipal da Canção tem como objetivos: fomentar o convívio entre crianças das diversas freguesias do concelho; sensibilizar as crianças para a música, proporcionando uma maior abertura cultural; motivar as crianças para a interatividade com a música; suscitar o reconhecimento e a identificação dos mais variados géneros musicais; e desenvolver capacidades ao nível da memorização, da interpretação, da expressão e da improvisação.

Bem vindo