A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano entre os dias 12 e 13 de Março.
É o regresso da maior festa do queijo de Portugal que, nas edições de 2020 e 2021, decorreu em formato digital, em consequência da pandemia da Covid-19.
A realização deste grandioso evento estará, contudo, dependente do evoluir da situação epidemiológica do país e das orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde.
“Estamos preparados e muito empenhados em fazer regressar a Festa do Queijo Serra da Estrela ao centro da cidade de Oliveira do Hospital, com um plano de contingência que dê cumprimento às diretrizes das autoridades de saúde”, refere o Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.
“Será um acontecimento muito importante para alavancar a economia local, frisa também o autarca, sem deixar no entanto de salvaguardar que, em virtude de a organização deste tipo de eventos estar necessariamente condicionada face à evolução da situação epidemiológica de Portugal, terá sempre que existir um chamado “Plano B”.
Recorde-se que, no ano passado, a Festa do Queijo Serra da Estrela decorreu durante um mês em formato digital e, em termos de vendas, os produtores de queijo – que tiveram as despesas de expedição suportadas pelo Município de Oliveira do Hospital – superaram todas as expetativas.
Note-se que este evento tem vindo a dar um forte contributo para alavancar a economia local, estimando-se que tenha um impacto económico de sensivelmente 2,5 milhões de euros e um retorno mediático superior a 40 milhões de euros, de acordo com os últimos estudos de monitorização realizados pela “Cision Portugal” – a multinacional que monitoriza a mediatização de alguns dos maiores eventos do país.
A Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital – considerada como a maior feira do queijo de Portugal – é um evento, com grande capacidade de atracão turística, que tem como objetivo principal a promoção do Queijo Serra da Estrela e outros produtos endógenos da região, destacando-se pela sua grandeza, mas também pela sua autenticidade.