As Férias Ativas 2018 terminaram com um mega encontro onde se reuniu a maioria dos participantes deste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é dinamizado pelas Bibliotecas Públicas Municipais.
Após cinco semanas intensas e repletas de atividades, cerca de uma centena de crianças rumaram à praia fluvial de Alvoco das Várzeas para um dia de muita diversão. Neste dia estiveram presentes crianças dos diferentes grupos que ao longo das cinco semanas passaram pelas Férias Ativas, participando nas atividades que foram dinamizadas pelo serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais e pelos vários gabinetes da autarquia, do Ambiente e Floresta, do Desporto, da Cultura, da Educação e da Arqueologia.
Mas a aventura começou na véspera, na noite de 30 de julho, com a iniciativa “Conhecer para proteger: uma aventura no Colcurinho”.
Duas dezenas de crianças com idades entre os 12 e os 13 anos fizeram a subida e descida ao Monte do Colcurinho passando depois a noite no albergue em Vale de Maceira. Uma experiência única para este grupo.
Já no dia seguinte, estes e os restantes participantes nas Férias Ativas que se inscreveram na atividade final, rumaram à praia fluvial de Alvoco das Várzeas.
A manhã foi preenchida com uma prova de orientação, ao estilo caça ao tesouro, pela aldeia, e após o almoço houve espaço para canções e alguns jogos antes do outro momento tão aguardado: os mergulhos nas águas límpidas do rio Alvôco.
De referir ainda que, uma vez que a iniciativa foi inserida nas atividades de educação ambiental, dinamizadas no âmbito da Bandeira Azul hasteada nesta praia fluvial, um dos pontos marcantes do dia foi o momento em que os participantes entoaram, em uníssono, o “Hino da Bandeira Azul: Entre o rio e o mar… há histórias para contar”, cuja letra é da autoria de crianças participantes nas Férias Ativas na Biblioteca de Lagares da Beira e música de David Oliveira.
Um dia em cheio que constituiu o final perfeito para a edição deste ano das Férias Ativas, com grande animação, constatada pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que realizou uma visita ao local interagindo com todos os participantes.
Desenvolvido durante cinco semanas, o programa ocupacional Férias Ativas 2018 mobilizou perto de duas centenas de crianças entre os 6 e os 13 anos, nos vários grupos inscritos na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira tendo ainda sido desenvolvidas atividades para as crianças a frequentar o ATL do Município de Oliveira do Hospital.
O programa Férias Ativas visa estimular o contacto direto das crianças com a realidade em que se inserem, nomeadamente nas suas vertentes: ambiental, cultural, desportiva e social bem como incutir nas crianças os valores de entreajuda e disponibilidade com os outros.
Dessa forma, foram promovidas diversas atividades em diferentes áreas como oficinas temáticas, iniciativas no âmbito do Ambiente e Floresta, do Desporto, do Património e da Arqueologia, entre outras, que ocuparam os participantes, em cada uma das semanas das Férias Ativas, de forma lúdica e pedagógica contribuindo para aumentar o seu conhecimento, socialização e interação, não descurando a promoção dos hábitos de leitura.