As Férias Ativas 2016 terminaram com um mega encontro onde se reuniram os participantes deste programa ocupacional dos tempos livres do Município de Oliveira do Hospital, que é dinamizado pelas Bibliotecas Públicas Municipais. No final do mês de julho, após sete semanas intensas e repletas de atividades, uma centena de crianças reuniu-se na praia fluvial de Alvoco das Várzeas num dia de muita diversão.
Neste dia estiveram presentes as crianças dos diferentes grupos que ao longo de sete semanas passaram pelas Férias Ativas, participando nas atividades que foram dinamizadas pelo serviço educativo das Bibliotecas Públicas Municipais e pelos vários gabinetes da autarquia, do Ambiente e Floresta, do Desporto, da Cultura e Arqueologia.
No encerramento das Férias Ativas 2016, na praia fluvial de Alvoco das Várzeas, o dia foi preenchido com atividades das diferentes áreas que acompanharam as crianças durante os meses de junho e julho. Entre os banhos nas águas calmas e limpas do Rio Alvôco, a diversão foi uma constante seja nos jogos de ‘matraquilhos humanos’, na aprendizagem de tiro de arco e flecha, nas ‘batalhas’ com catapulta ou nos passeios de barco e jangada. Em paralelo decorriam atividades de expressão plástica entre muitas outras que fizeram o final perfeito para as Férias Ativas 2016.
Uma animação constatada pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital que realizou uma visita ao local interagindo com todos os participantes. Com o cenário de fundo da praia fluvial de Alvoco das Várzeas, praia Bandeira Azul, os participantes receberam também uma t-shirt comemorativa dos trinta anos deste galardão, uma oferta da ABAE.
Desenvolvido durante sete semanas, o programa ocupacional Férias Ativas 2016 mobilizou cerca de 140 crianças, nos vários grupos inscritos na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, na Biblioteca Ludoteca de Lagares da Beira tendo ainda sido desenvolvidas as atividades para as crianças a frequentar o ATL do Município de Oliveira do Hospital.
Dirigido às crianças entre os 6 e os 12 anos, o programa Férias Ativas 2016 pretende estimular o contacto direto das crianças com a realidade em que se inserem, nomeadamente nas suas vertentes: ambiental, cultural, desportiva e social bem como incutir nas crianças os valores de entreajuda e disponibilidade com os outros. Dessa forma, foram promovidas diversas iniciativas em diferentes áreas como a arqueologia e cultura; ambiente e floresta; desporto; património e várias oficinas temáticas como escrita criativa, expressão dramática, expressão plástica, Internet segura, entre outras; e ainda diversas visitas a espaços de interesse, como museus, BLC3 ou oficinas de artes e ofícios locais.
As Férias Ativas 2016 têm como objetivos: proporcionar às crianças um programa organizado de caráter educativo, desportivo, cultural e lúdico, no período de férias escolares de verão; implementar respostas ao nível da ocupação saudável dos tempos livres das crianças; e proporcionar às famílias das crianças uma oferta de ocupação de tempos livres, através de um programa diverso e multidisciplinar.