good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Feira do Porco e do Enchido de Meruge abre domingo com evocação à lendária figura de João Brandão

A 12ª edição da Feira do Porco e do Enchido de Meruge, Oliveira do Hospital, regressa este ano no segundo domingo de novembro, dia 9, com o objetivo de se voltar a afirmar como o maior evento lúdico gastronómico do Centro de Portugal e da região da Serra da Estrela.

Concebido para promover a excelência dos enchidos produzidos naquela Freguesia e no concelho de Oliveira do Hospital o certame, anualmente visitado por largos milhares de pessoas, é um autêntico museu ao vivo do mundo rural.

No Terreiro do Santo e na Laje Grande – um imponente maciço granítico, único no país –, o evento, com entrada grátis, abre às 9h30 da manhã e prolonga-se durante todo o dia, integrando em simultâneo a Feira-Mostra do Porco; Feira da Agricultura e do Mundo Rural e, ainda, a Feira do Artesanato e da Doçaria.

Na edição de 2014, que decorre sob o tema “Apontamentos da Vida de João Brandão” – a lendária figura portuguesa de meados do século XIX, que ficou conhecido como o “Terror das Beiras” –, os visitantes vão poder assistir, a partir das 11h30, à teatralização, pelo conceituado Grupo VIV´ARTE, de alguns dos principais momentos históricos que marcaram a vida do “Herói das Beiras”, como a sua prisão e condenação ao degredo em Angola, por exemplo.

Conferência de imprensa para apresentação do certame aos jornalistas

Para Aníbal Correia, presidente da Junta de Freguesia de Meruge, são “vários os atrativos” que convidam a uma visita à Feira do Porco e do Enchido, desde a excelência dos produtos endógenos, como os enchidos, à “componente de animação”.

Palavras partilhadas por Joaquim Garcia, da Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, que convidou o público da região a visitar o certame que vai contar com uma centena de expositores.

Na conferência de imprensa realizada esta terça-feira, Ricardo Figueiredo, em representação da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, sublinhou a relevância deste “evento marca” que “promove os produtos endógenos, dinamiza o comércio local” e atrai visitantes ao concelho indo também ao encontro daquela que é a missão desta agência.

Para a vereadora da Cultura, Graça Silva, esta é uma “feira de referência” onde não faltam bons motivos para que todos venham visitar esta grande “montra de produtos locais de qualidade”.

Assumindo-se como uma das mais originais e ricas mostras do mundo rural e da gastronomia tradicional do Centro de Portugal, a Feira do Porco e do Enchido é um verdadeiro regresso ao passado, em que os visitantes têm a oportunidade de desfrutar nas tabernas da feira de inconfundíveis sabores ancestrais, como o “Arroz de Suã”, prato original desta freguesia, os “Torresmos à Moda de Meruge” confeccionados à fogueira, em caçoila de barro, a “Feijoada à Moda de Nogueirinha”, com carne de salmoura, o “Porco Bísaro no Espeto”, ou as “Bolas de Carne”, “Bacalhau” ou “Sardinha” a saírem em permanência do Forno Comunitário.

São iguarias serranas que disputam o lugar cimeiro às Chouriças de Carne – com fabrico ao vivo –, às Chouriças de Bofes, aos Salpicões, às Farinheiras, aos Presuntos Curados e às inigualáveis Morcelas de Sangue.

Os forasteiros têm ainda a oportunidade de poderem optar por comprar a carne para fazerem a sua própria refeição, utilizando as fogueiras, que começam a ser acesas a partir das 11h00 da manhã, e as caçoilas de barro ao seu dispor.

Num ambiente de diversão permanente, com muito teatro de rua, jogos tradicionais, gastronomia, artesanato e música tradicional portuguesa, o evento oferece um conjunto de experiências únicas a públicos de todas as idades, e até os mais novos têm a possibilidade de participarem nas divertidas experiência de passeios de burro.

Pensada para homenagear os “comerciantes de carne de porco” da Freguesia de Meruge, preservando e promovendo a excelência da sua arte ancestral de “fazer” o “fumeiro”, a Feira do Porco e do Enchido é um acontecimento ímpar e com uma marca inconfundível de autenticidade que não deixa ninguém indiferente.

Transformado num dos principais cartazes turísticos da região, o certame, organizado pela Junta de Freguesia de Meruge e Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, com o apoio do Município de Oliveira do Hospital e da ADI, é também reconhecido pelo impacto que gera na economia local, contribuindo para a divulgação e venda de uma vasta panóplia de produtos locais de qualidade que ali são transacionados.

Bem vindo