O Instituto Português da Juventude e o projeto “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente”/ Associação Internacional Intercultural Projects and Research estão, desde o passado dia 13 de fevereiro, a promover a apresentação da exposição “Anne Frank: uma história para hoje” na cidade de Oliveira do Hospital.
A exposição, patente no ano transato em mais de 150 cidades de todo o mundo, dirige-se a quem não teve ainda oportunidade de realizar uma visita ao museu Anne Frank House, em Amesterdão. É constituída por mais de 200 fotografias pessoais do arquivo da família Frank, assim como por excertos do famoso Diário de Anne Frank, onde se narra a vida de Anne tendo como pano de fundo a história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto. Ninguém que passe por esta exposição conseguirá esquecer o que o ódio racial pode fazer a uma sociedade.
Utilizando 34 painéis educativos, a exposição conta a história de Anne Frank através de uma linha temporal que situa, de um lado, a história da Segunda Guerra Mundial e do Holocausto, e do outro, a vida pessoal de Anne Frank. Deste modo, os visitantes conseguem construir uma visão geral de como a história pessoal da protagonista se relaciona com os eventos ocorridos a nível mundial.
A exposição narra a história de como a família Frank foge para a Holanda, deixando para trás a Alemanha Nazi, e de como foi obrigada a esconder-se durante cerca de dois anos num “anexo secreto” nas traseiras de um edifício de escritórios. Narra-se também a história da outra família que se escondeu com eles, bem como das pessoas os ajudaram. Finalmente, narra o momento da traição que conduziu todos os habitantes do anexo aos campos de concentração e à inapelável morte, da qual apenas escapou o pai de Anne. Os visitantes terão também a oportunidade de deixar uma mensagem que mostre a sua ligação a Anne Frank.
A exposição “Anne Frank: uma história para hoje” encontra-se em Portugal durante os próximos meses, circulando por mais de uma dúzia de cidades, integrada num projeto mais amplo denominado “Aprender Direitos Humanos: Passado e Presente” que conta com o apoio de várias entidades e sponsors oficiais e será desenvolvido nos próximos anos junto dos jovens portugueses com a finalidade de ajudar a formar um pensamento crítico sobre Direitos Humanos.
A exposição está patente em Oliveira do Hospital até ao dia 2 de março, numa primeira fase, na Casa da Cultura César de Oliveira, sendo depois deslocada para a EB2,3 de Oliveira do Hospital.