A 11ª edição da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, que este ano se iria realizar entre os dias 21 e 26 de Julho, foi cancelada e só regressará em 2021.
Esta decisão do Município de Oliveira do Hospital – aprovada hoje em reunião de Câmara, por unanimidade –, visa salvaguardar a saúde pública e prevenir a propagação do COVID 19 e surge em consequência do recente anúncio do Governo a proibir a “realização de festivais e espetáculos de natureza análoga, até 30 de Setembro de 2020”.
A EXPOH que estava prevista para este ano, teria a participação de alguns artistas que foram escolhidos pelos oliveirenses, na sequência de uma votação online participada por cidadãos de todas as idades que teve com o objetivo recolher a opinião do público Oliveirense para o cartaz do evento.
Sublinhando que nada se poderá sobrepor à necessidade de proteger a população de um vírus, cuja propagação permanece incontrolável e continua a provocar milhares de mortes em todo o mundo, o Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, manifesta-se muito preocupado com o impacto negativo que o cancelamento de eventos terá na economia.
O autarca apela no entanto à paciência e compreensão dos munícipes e diz estar confiante de que, em 2021, regressaremos juntos e mais fortes para um grande reencontro na EXPOH 2021.
José Carlos Alexandrino recorda que somos um povo heróico e muito resiliente. Já resistimos ao pior dia das nossas vidas quando nos defrontámos com o maior incêndio do mundo – o terrível incêndio de 15 de outubro de 2017.
Conseguimos Renascer dessa enorme tragédia! Estou certo que, se nos soubermos proteger, também conseguiremos sair juntos e mais fortes desta pandemia”, sublinha.
A EXPOH é organizada pelo Município de Oliveira do Hospital, desde 2010, em parceria com a ADI.