A ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é inaugurada no próximo sábado, dia 22, e até 30 de julho vai garantir uma intensa atividade cultural e musical.
Serão nove dias de muita animação, concertos com artistas nacionais bem conhecidos, experiências gastronómicas numa grande montra da atividade empresarial e das potencialidades do concelho, em diferentes áreas – económica, social, cultural e desportiva.
No Parque do Mandanelho, os visitantes encontrarão uma área dedicada à gastronomia com várias tasquinhas, a que se junta a área institucional com forte presença do setor social bem como a restante atividade económica – indústria, comércio, serviços, agricultura, automóvel, artesanato, entre outros – num total de 180 expositores do concelho e da região, demonstrativo da capacidade de atração do certame.
Na apresentação pública da ExpOH 2017 – que contou com a presença do artista Dengaz a quem cabe o espetáculo de encerramento e que garante tudo fazer para que “as pessoas saiam felizes do concerto” – o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino explicou que “o nosso objetivo é fazer a maior feira de sempre”.
Queremos que as pessoas participem e que todos possam vir à feira”, disse, destacando o preço acessível dos bilhetes e os vários dias de entrada gratuita. A organização desta oitava edição está a cargo da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, e o seu presidente da direção, José Francisco Rolo, refere que “a ExpOH pretende oferecer nove dias de animação, de condições para a realização de negócios e de convívio a toda a região interior centro”.
Frisando que o sucesso do certame se tem traduzido no aumento do número de expositores e da afluência de público e que se pretende que seja um ponto de encontro de pessoas e espaço para a realização de negócios, José Francisco Rolo destacou também a “face da solidariedade social com a realização da Gala Social que terá a presença de todas as instituições do concelho”; a dinâmica da feira criada em torno dos dois palcos para atuações musicais e o “cartaz apelativo e de grande qualidade que vai ao encontro dos públicos de diferentes idades e dos vários gostos musicais”.
Ingredientes para o sucesso de mais uma edição da Feira Regional de Oliveira do Hospital como notou também a vereadora da Cultura, Graça Silva que além do “programa cultural pensado para visitas à feira em família” sublinha os cinco dias com entradas gratuitas e a pulseira de bilhete geral com um custo de 10 euros, à venda em vários locais, que permite uma poupança no preço dos bilhetes.
Graça Silva diz que “o cartaz fala por si, com grandes artistas” mas destaca também a Gala Social (dia 24) e o Soltem Talentos (dia 25) como “duas noites especiais” em que a prata da casa assume lugar de destaque no palco principal do Parque do Mandanelho. Para além dos artistas de renome que prometem grandes espetáculos, no palco 2 (junto à restauração) têm destaque vários grupos concelhios e há ainda uma programação especial para as crianças com várias diversões na feira.
A ExpOH 2017 tem também uma componente desportiva com o lançamento do projeto “Boccia Sénior” através do qual a Câmara Municipal vai entregar um kit de boccia às 20 IPSS para que “o desporto chegue a todos”, como assinalou o vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, e a entrega de prémios do Torneio Inter-Freguesias. Grupo AF (22 julho); D.A.M.A (23 julho); Gala Social e Ricardo Silva (24 julho); Soltem Talentos com Rui Drumond (25 julho); Xutos e Pontapés (26 julho); Francisco Menezes e Ruizinho de Penacova (27 julho); Diogo Piçarra (28 julho); Amor Electro (29 julho) e Dengaz (30 julho) são os concertos a que o público pode assistir no palco principal da ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.