Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”, iniciativa promovida pela Unidade de Saúde Mental Comunitária (USMC PIN) em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, e colaboração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) e o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN).
Trata-se de ação de capacitação dirigida às entidades da Rede Social enquanto estruturas de primeira linha para a deteção, sinalização e encaminhamento de situações de stress emocional ou situações mais complexas, e que resulta do dispositivo de apoio às populações criado no pós incêndio de outubro de 2017.
Com início às 9H00, no salão nobre da Câmara Municipal, o encontro é dirigido a educadores e técnicos que trabalham nas IPSS e Rede Social concelhia e contará com a presença e contributo de vários profissionais da psiquiatria e da psicologia, nomeadamente médicos e enfermeiros com trabalho desenvolvido na área da saúde mental no concelho de Oliveira do Hospital e distrito de Coimbra.
A dinamização deste workshop representa um investimento no reforço da capacidade de intervenção das IPSS enquanto entidades de primeira linha, e tem como objetivos: explicar os mecanismos fisiológicos envolvidos na resposta do organismo humano às situações de stress; dar a conhecer a intervenção da enfermagem de saúde mental em situações de catástrofe; dar a conhecer o papel da intervenção psicossocial nas situações de catástrofe; explicar reações psicológicas e os sinais de alerta na evolução dos indivíduos após uma situação de catástrofe e ainda criar um espaço de partilha de experiências e emoções.
A sessão de abertura, agendada para as 9H00, conta com as intervenções do presidente da autarquia oliveirense, José Carlos Alexandrino; de Avelino Pedroso, Diretor Executivo do ACES PIN; de António Pires Preto, Diretor do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra; e de Rosa Reis Marques, presidente do Conselho de Administração da ARS Centro.
Os trabalhos prosseguirão com a abordagem de diferentes temáticas, contando com a moderação de José Francisco Rolo, vice-Presidente da Câmara Municipal com os pelouros da Saúde e da Ação Social, e da médica psiquiatra Célia Franco, coordenadora da USMC Oliveira do Hospital.
Em cima da mesa estarão temas como: “Neurobiologia cerebral face às situações de stress”; “Intervenção dos enfermeiros de saúde mental face a situação de catástrofe”; “Intervenção psicossocial em situação de catástrofe”; e “Reações emocionais normais e sinais de alarme após a vivência de uma catástrofe”.
A sessão termina com uma discussão em grupos de trabalho e apresentação de conclusões. Mais informações ou confirmação de presença podem ser efetuadas através do Gabinete de Apoio à Presidência (gap@cm-oliveiradohospital.pt).