A bicharada invadiu a Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira nesta quarta-feira, dia 9 de outubro. Gatos, cães, coelhos, porcos da índia, uma cabra e um porco foram o centro das atenções, numa iniciativa promovida pela biblioteca para assinalar o Dia Mundial do Animal.
A atividade contou com a colaboração de dois amigos da Ludoteca de Lagares da Beira, Paulo Marques e Francisco Antunes, que partilharam o seu saber com cerca de meia centena de crianças em idade pré-escolar, do jardim-de-infância de Lagares da Beira e da Obra Josefina da Fonseca.
Paulo Marques trouxe alguns dos seus amigos de estimação e foi convidado a partilhar com os mais pequenos diversas particularidades sobre as várias raças dos animais, a importância das regras, o comportamento, os cuidados de higiene, e a necessidade de proteger os animais que recompensam os seus donos com o companheirismo e afecto, bem conhecidos de quem tem animais de estimação.
O médico Francisco Antunes trouxe alguns objetos, como a pele de alguns bichos, desde a cabra à raposa, passando pela cobra, para familiarizar as crianças com diferentes texturas. Mas foi também uma forma de abordar o manancial de bens que podemos obter de vários animais, desde os alimentos, como leite, ovos ou mel, a produtos como as peles, a lã ou a cera utilizada nas velas.
Esta atividade teve como objetivo primordial celebrar o Dia Mundial do Animal, mas também possibilitar às crianças a oportunidade de um contacto próximo com várias espécies, algumas das quais podem ser excelentes companhias e grandes amigos. O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro. Foi implementado em 1931, tendo sido escolhida esta data por ser o dia de S. Francisco de Assis, santo padroeiro dos animais. A efeméride é celebrada em vários países através de iniciativas que têm o objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e de preservar as espécies.