Crianças e jovens estudantes do concelho de Oliveira do Hospital viveram intensamente o Dia Internacional dos Museus, assinalado ontem com iniciativas no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, em Bobadela, e visitas guiadas a outros espaços museológicos do concelho.
Mais de duas centenas de alunos do pré-escolar do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da Eptoliva e utentes da Arcial viveram ontem intensamente o “Poder dos Museus”, tema dado este ano à iniciativa que assinala o Dia Internacional dos Museus.
Ao longo do dia, o som ambiente das Ruínas Romanas de Bobadela saiu das janelas do Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva, onde foi colocada uma instalação sonora com a história daquele museu.
No interior do espaço museológico, as narrativas sonoras ganharam forma através de leituras encenadas e explicações que, de forma pedagógica, lúdica e divertida, conduziram os visitantes miúdos e graúdos pela história da origem do Museu Municipal e a história que guarda dentro.
Dali, os visitantes foram guiados para o Centro Interpretativo das Ruínas Romanas, onde ouviram contada a história de vida de Bobadela, desde os tempos da ocupação romana até aos dias de hoje. No final, ainda houve tempo para jogos romanos no anfiteatro e um pequeno workshop sobre como trabalhar o barro, para gáudio dos mais novos que viram duas nascer peças das próprias mãos.
O Dia Internacional dos Museus foi igualmente assinalado ontem com visitas guiadas gratuitas, em Meruge, no Museu Etnográfico da freguesia, e em Oliveira do Hospital, na Casa Museu da Fundação Dona Maria Emília Vasconcelos Cabral.
Iniciativas como a de ontem são, para a vereadora com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal, Graça Silva, uma forma de “valorização” dos espaços museológicos do concelho.
“Nesta senda, procuramos despertar a atenção dos visitantes e deixar o repto para que visitem estes espaços. Não só em dias pontuais como ao longo de todo o ano”, reiterou.
O Dia Internacional dos Museus é promovido pela Direção-Geral do Património Cultural e do Conselho Internacional de Museus, à qual o município se associou.
O Município de Oliveira do Hospital tem um conjunto de bens culturais, alojados em equipamentos acessíveis a todos os visitantes, podendo ser visitados de acordo com a informação disponível no site da autarquia, aqui