No âmbito do projeto “Tecer a Prevenção”, e enquadrada no plano de ação para o ano de 2015, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital dinamiza no próximo sábado, a ação de formação sobre “Deteção e Intervenção nos Maus Tratos / Abuso Infantil”.
O encontro, que dá seguimento à primeira parte da ação de formação que decorreu no passado dia 10 de setembro, é promovido com a parceria do Município de Oliveira do Hospital, da Rede Social do concelho e apoio da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CNPCJ).
A ação de formação terá início às 9H30, no dia 10 de outubro, e decorrerá na Sala Multiusos do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital contando com a presença de Fátima Duarte, da CNPCJ e especialista nesta área, como formadora convidada.
A formação é dirigida a todos os profissionais que trabalham no seu dia a dia com crianças e jovens, tais como docentes, técnicos ou pessoal auxiliar, que devem formalizar a sua inscrição junto da CPCJ de Oliveira do Hospital através do e-mail cpcjoh@cm-oliveiradohospital.pt
A ação visa desenvolver um olhar crítico, reflexivo e treinado sobre indicadores, marcas e sinais de maus tratos contra crianças e jovens e refletir sobre os procedimentos de proteção face à identificação de situações de maus tratos.
A ação surge da necessidade de sensibilização e alerta para os maus tratos contra as crianças e jovens e a importância da sua deteção precoce, ao mesmo tempo que se dota os técnicos de saberes e de competências que lhes permita diagnosticar diferentes formas de maus tratos e agir atempadamente na proteção dos mais novos.
A dinamização desta ação de formação decorre da implementação do projeto “Tecer a Prevenção” pela CPCJ de Oliveira do Hospital, como assinalou na abertura da primeira parte desta ação, no mês passado, o presidente desta estrutura, José Francisco Rolo.
“A CPCJ assumiu três passos essenciais: reorganizar-se internamente, alargar-se à comunidade e qualificar a sua intervenção”, disse, dando conta que têm sido realizadas diversas ações abertas à comunidade escolar e à comunidade em geral “sobre temas prementes, sobre a comunidade educativa, sobre as crianças e jovens e os riscos associados às suas vivências”.
“A CPCJ quer ser um espaço de melhoria dos cuidados, da vigilância das nossas crianças e jovens” afirmou o vereador José Francisco Rolo lembrando a importância da “deteção precoce dos problemas, do envolvimento das partes para a resolução dos problemas, não esquecendo que a intervenção da CPCJ é sempre na salvaguarda dos superiores interesses da criança”.
A CPCJ de Oliveira do Hospital / Projeto Tecer a Prevenção