good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Da Nossa Terra” – este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital a promover a Sopa da Castanha

No próximo sábado, 10 de outubro, o Mercado Municipal acolhe a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”.

Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH) e pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, a mostra estará de portas abertas entre as 8H00 e as 13H00.

Com um estatuto de excelência, este evento marca realiza-se no segundo sábado de cada mês, no espaço moderno do Mercado Municipal onde os produtores locais e da região encontram uma oportunidade para vender os seus produtos frescos, genuínos e de qualidade, vindos diretamente da “terra” para as bancas.

Com mais de cinco anos de realização ininterrupta, a mostra tem contado com a presença de novos produtores e recuperou o seu espírito de origem uma vez que será servida uma saborosa sopa com a marca “Da Nossa Terra”, ao final da manhã.

Neste mês de outubro, e para promover a Festa da Castanha de Aldeia das Dez que se realiza nos dias 24 e 25 em Aldeia das Dez, será servida a Sopa da Castanha.

“Da Nossa Terra” ganhou dimensão regional e é procurada por diferentes segmentos de consumidores que ali encontram produtos tradicionais de excelência trazidos pelos agricultores e produtores artesanais.

Ao longo do ano, as bancas do mercado enchem-se com a diversidade dos produtos da época, hortícolas e frutícolas, a que se junta o fumeiro, o azeite biológico, o queijo, as compotas e o mel, os licores, a pera passa ou o pão e biscoitos, entre tantos outros.

Há muito que “Da Nossa Terra” integra os hábitos de consumo de todos aqueles que preferem produtos de qualidade a preços mais baixos, tendo ultrapassado as fronteiras do concelho de Oliveira do Hospital para se afirmar regionalmente e ser uma montra mensal do melhor da região da Beira Serra, do Dão, do Planalto Beirão e das Serras da Estrela e do Açor.

Pioneira na região, “Da Nossa Terra” representa, há cinco anos, um apoio à pequena economia agrícola de cariz familiar bem como um incentivo ao desenvolvimento desta atividade.

No 2.º sábado de cada mês, o evento conjuga da melhor forma a componente de valorização dos produtos locais, a componente comercial e componente de educação e sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e os valores da ecologia.

Refira-se que a mostra “Da Nossa Terra”, no âmbito das ações de boas práticas, contribuiu substancialmente no item “Práticas na Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável” para o bom desempenho nos indicadores avaliados pelo programa ECO XXI, através do qual, Oliveira do Hospital foi distinguida com a bandeira verde “ECO XXI – Municípios Sustentáveis”.

Todos os interessados em divulgar e comercializar os seus produtos, nesta ou em próximas iniciativas, deverão efetuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Vereação, através do endereço eletrónico gav@cm-oliveiradohospital.pt ou contacto telefónico 238 605 257.

Mais informações em www.cm-oliveiradohospital.pt e em www.facebook.com/danossaterra

O Pelouro do Ambiente e Qualidade de Vida da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Bem vindo