good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Da Nossa Terra”, a mesma qualidade num espaço de excelência

No próximo sábado, 8 de novembro, realiza-se mais uma edição da Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”, nas novas instalações do Mercado Municipal da cidade.

Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital (MOH) e pela ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, a mostra estará de portas abertas entre as 8H00 e as 13H00.

No presente ano, em que se assinala o Ano Internacional da Agricultura Familiar decretado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a “Mostra da Nossa Terra” completou quatro anos de existência tendo surgido com uma imagem renovada e uma nova dinâmica.

Com um estatuto de excelência, este evento marca é agora acolhido nas novas instalações do Mercado Municipal o que lhe confere uma nova centralidade, neste espaço moderno e acolhedor, portanto mais atrativa onde a rede de três dezenas de produtores locais e da região encontram uma oportunidade para vender os seus produtos frescos, genuínos e de qualidade, vindos diretamente da “terra” para as bancas.

Inicialmente dinamizada pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) de Oliveira do Hospital em parceria com a ADI e o MOH, esta mostra de produtos biológicos e agrícolas goza agora de um estatuto de maturidade sem nunca ter perdido a garantia de oferecer aos consumidores a genuinidade e autenticidade dos alimentos e produtos da terra saudáveis.

“Da Nossa Terra” – que teve uma edição especial, no mês passado, coincidindo com a inauguração do novo Mercado Municipal – ganhou dimensão regional, sendo procurada por diferentes segmentos de consumidores que ali encontram produtos tradicionais de excelência trazidos pelos agricultores e produtores artesanais.

Ao longo do ano, as bancas do mercado enchem-se com a diversidade dos produtos da época, hortícolas e frutícolas, a que se junta o fumeiro, o azeite biológico, o queijo, as compotas e o mel, os licores, a pera passa ou o pão e biscoitos, entre tantos outros.

Assente em princípios como o empreendedorismo de base local e a valorização dos produtos da terra, a Mostra “Da Nossa Terra” é uma marca de sucesso e foi recentemente reconhecida pela Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra como uma iniciativa económica de sucesso e de referência e uma boa prática em termos de dinamização da pequena economia familiar.

“Da Nossa Terra” entrou definitivamente nos hábitos de consumo de todos aqueles que preferem produtos de qualidade a preços mais baixos, ultrapassou as fronteiras do concelho de Oliveira do Hospital para se afirmar regionalmente e ser uma montra, uma vez por mês, do melhor da região da Beira Serra, do Dão, do Planalto Beirão e das Serras da Estrela e do Açor.

Refira-se que Oliveira do Hospital integra as marcas Turismo do Centro de Portugal, a Rede de Aldeias do Xisto e recentemente a Rede de Aldeias de Montanha o que permite dar dimensão e escala regional a esta mostra do que de melhor se produz em termos de produtos biológicos, agrícolas e tradicionais no concelho de Oliveira do Hospital e concelhos limítrofes.

Pioneira na região, “Da Nossa Terra” representa há cerca de quatro anos e meio um apoio à pequena economia agrícola de cariz familiar bem como um incentivo ao desenvolvimento desta atividade.

No 2.º sábado de cada mês, o evento conjuga da melhor forma a componente de valorização de produtos locais, a componente comercial e componente de educação e sensibilização para a preservação dos estilos de vida tradicionais e os valores da ecologia. De referir que em simultâneo, no próximo sábado, nas instalações do mercado, estará patente a exposição de fotografia “Nossa Terra – Artes e Ofícios Tradicionais de Oliveira do Hospital”.

O vereador do Ambiente e presidente da ADI, José Francisco Rolo refere que “a Mostra, graças ao envolvimento dos produtores, transformou-se num caso de sucesso e um exemplo inspirador. A ‘Nossa Terra’ representa uma forma de mercado justo e de respeito pela autenticidade dos produtos e pelo ritmo da natureza”.

Todos os interessados em divulgar e comercializar os seus produtos, nesta ou em próximas iniciativas, deverão efetuar a sua inscrição no Gabinete de Apoio à Vereação, através do endereço eletrónico gav@cm-oliveiradohospital.pt ou contacto telefónico 238 605 257.

Mais informações em www.cm-oliveiradohospital.pt

e em www.facebook.com/danossaterra

Bem vindo