good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Cultura Etnográfica” em discussão nas Jornadas Culturais

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza no próximo dia 18 de março, sexta-feira, mais uma sessão das Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital. O evento tem início às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, subordinado ao tema “Cultura Etnográfica” (parte 2).

O Património Cultural Tradicional e Popular do concelho de Oliveira do Hospital tem nos ranchos folclóricos um veículo privilegiado. São, efetivamente, estes grupos etnográficos, que transportam as raízes dos usos e costumes das nossas gentes, num trabalho excelso que tem na memória o seu fundamento.

Desde os trajes e utensílios ligados às mais diversas atividades económicas, com destaque, naturalmente, para a agricultura de subsistência, até às danças e cantares tradicionais do concelho de Oliveira do Hospital, os ranchos folclóricos têm sabido como ninguém levar este monumental património cultural, este “património afetivo”, nas palavras de Tiago Pereira, a bom porto, quer dentro de portas, quer fora delas, com várias deslocações a outros países.

Este terceiro encontro que é dedicado, uma vez mais, à “Cultura Etnográfica” tem a sessão de abertura agendada para as 21 horas, com a presença do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, da vereadora da Cultura, Graça Silva e do representante da Federação de Folclore Português/ Conselho Técnico Beira Alta Serrana, Manuel Mendes.

Seguir-se-ão dois painéis: “Património Cultural e Tradicional: conceitos” com a presença de António Gabriel, e “Património, Memória e Identidade numa perspetiva contemporânea” a cargo do orador, Daniel Café.

Promovidas pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, através do seu Pelouro da Cultura, as Jornadas Culturais visam abrir um espaço de discussão sobre as várias temáticas culturais do concelho de Oliveira do Hospital valorizando e reforçando, naturalmente, os agentes culturais locais e as suas iniciativas.

Este objetivo surge na senda do investimento cultural realizado por parte do Município de Oliveira do Hospital, quer na sua vertente financeira, quer na preocupação de envolver os vários agentes culturais em eventos e iniciativas de relevância supramunicipal, como é o caso da Festa do Queijo Serra da Estrela e outros Produtos Locais de Qualidade de Oliveira do Hospital ou a ExpOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, amplamente divulgados local, regional e nacionalmente.

A cultura concelhia, nas suas várias dinâmicas e temáticas, é um dos veículos privilegiados na promoção, divulgação e preservação da nossa identidade territorial e do nosso património imaterial e material. Nestas Jornadas Culturais já foram abordadas a “Música Filarmónica” e a primeira parte dedicada à “Cultura Etnográfica”.

Bem vindo