good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

CPCJ promove ação de formação “Deteção e Intervenção nos Maus Tratos / Abuso Infantil”

No âmbito do projeto “Tecer a Prevenção”, e enquadrada no plano de ação para o ano de 2015, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital vai dinamizar uma ação de formação sobre “Deteção e Intervenção nos Maus Tratos / Abuso Infantil”.

Esta primeira ação de formação é promovida com a parceria do Município de Oliveira do Hospital, da Rede Social do concelho e apoio da Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens (CNPCJ).

O encontro terá lugar no próximo dia 10 de setembro, com início às 9H30 na Sala Multiusos do Mercado Municipal de Oliveira do Hospital e contará com a presença de Fátima Duarte, da CNPCJ e especialista nesta área, como formadora convidada.

A ação de formação é dirigida a todos os profissionais que trabalham no seu dia a dia com crianças e jovens, tais como docentes, técnicos ou pessoal auxiliar, que devem formalizar a sua inscrição junto da CPCJ de Oliveira do Hospital através do e-mail cpcjoh@cm-oliveiradohospital.pt.

A formação tem como objetivos, desenvolver um olhar crítico, reflexivo e treinado sobre indicadores, marcas e sinais de maus tratos contra crianças e jovens e refletir sobre os procedimentos de proteção face à identificação de situações de maus tratos.

A ação surge da necessidade de sensibilização e alerta para os maus tratos contra as crianças e jovens e a importância da sua deteção precoce, ao mesmo tempo que se dota os técnicos de saberes e de competências que lhes permita diagnosticar diferentes formas de maus tratos e agir atempadamente na proteção dos mais novos.

Refira-se que nesta formação, que terminará pelas 17h30, serão abordados conteúdos como: breve contextualização histórica sobre os maus tratos; etiologia dos maus tratos; reconhecimento de sinais de maus tratos intencionais e de causas acidentais; o abuso sexual de crianças e jovens; reflexão sobre uniformização de procedimentos.

A CPCJ de Oliveira do Hospital / Projeto Tecer a Prevenção

Bem vindo