No primeiro mês de funcionamento, a Casa da Cultura César Oliveira (CCCO) registou uma elevada afluência no conjunto dos diferentes espaços que estão abertos ao público. Foram contabilizados perto de quatro mil visitantes que entre o Auditório José Carlos Alexandrino Mendes, o Welcome Center, a sala de exposições e a sala multiusos, percorreram e conheceram o novo edifício.
Um moderno espaço em Oliveira do Hospital que vem reforçar que somos um território com centralidade, “ávido de oferta cultural”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, que recorda as suas palavras aquando da inauguração do espaço: “temos uma nova Casa da Cultura. Usem-na e desfrutem-na com paixão.”
Inaugurada no passado dia 7 de outubro, a data marcou também o arranque de uma programação cultural com a realização de espetáculos musicais e teatrais, cinema, exposições, formações e outras iniciativas.
Como assinala a vereadora da Cultura, Graça Brito, o concelho tem ao seu dispor um equipamento cultural dinâmico que oferecerá uma programação diversificada procurando dar resposta aos interesses de todos os tipos de público, das mais diferentes idades e preferências.
Logo na noite inaugural, e após servir de palco para a sessão solene comemorativa do Feriado Municipal de Oliveira do Hospital, no auditório com uma capacidade de 298 lugares, viveu-se um momento memorável com o concerto de António Zambujo, conhecido cantor português.
O concerto inaugural, de entrada gratuita oferecido pelo Município de Oliveira do Hospital, marcaria o início das lotações esgotadas naquele centro cultural que procura oferecer uma programação cultural diversificada e dirigida ao público do concelho e da região. O cenário de casa esgotada viria a repetir-se com o segundo espetáculo apresentado cinco dias depois, a 12 de outubro, o “Resort” de Beatriz Gosta.
Naquela sala passou também o projeto pedagógico de promoção de alimentação saudável, “A Praça dos Sabores” com três sessões repletas dirigidas aos alunos do pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.
Destaque também para a dramatização “A Festa das Bruxas: uma história para famílias”, levada a cabo pelo serviço educativo das Bibliotecas Municipais de Oliveira do Hospital com a equipa técnica da CCCO, que esgotou a plateia na noite de 31 de outubro com a presença de miúdos e graúdos para um serão divertidamente assustador.
Esta dramatização tem voltado a cena para mais quatro sessões com a presença de crianças do pré-escolar e do 1.º CEB da rede pública e privada, sempre com o auditório repleto, ultrapassando o milhar de pessoas.
Além desta sala de espetáculos onde já se deu também início às sessões de cinema, e da sala de exposições que receberá exposições em permanência; a sala multiusos tem vindo a ser procurada para diferentes iniciativas, como palestras e ações de formação.
Já o Welcome Center é a ‘porta de entrada’ para o visitante, num espaço que pretende ser uma “sala de visitas” para quem procura o Município de Oliveira do Hospital e a região enquanto destino turístico. Para além do acolhimento e atendimento ao turista e visitante, esta valência disponibiliza serviços técnicos de apoio à promoção turística.
Com pouco mais de um mês de portas abertas, este novo e moderno centro cultural – que compreendeu a remodelação da histórica Casa da Cultura César Oliveira e do emblemático Colégio Brás Garcia de Mascarenhas –, marca a agenda local enquanto importante espaço central da cidade e da região.