good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Câmara Municipal promoveu ação “Semear para Crescer”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital dinamizou, no dia 10 de novembro, uma ação de educação ambiental e florestal denominada “Semear para Crescer”.

Naquele que se tornou conhecido como o Dia Mundial da Bolota (não oficial) a autarquia voltou a desafiar as crianças que frequentam o pré-escolar nos estabelecimentos de ensino da rede pública e privada para semear bolotas de carvalho e sobreiro em cuvetes, possibilitando o acompanhamento da germinação das plantas.

“Semeia uma bolota, faz nascer uma árvore” foi o repto lançado, ao qual aderiram 30 salas do ensino pré-escolar e dessa forma, por todo o concelho, durante a manhã, foram semeadas 1500 bolotas de carvalho e sobreiro pela mão de cerca de 450 alunos.

Em cada uma das salas participantes foi entregue uma árvore resultante da sementeira efetuada precisamente há um ano, aquando da realização desta iniciativa de educação ambiental e florestal.

Ainda durante esta ação, e antes dos pequenos participantes colocarem as mãos na terra para dar início à sementeira, foi dinamizada a leitura da história “A Aventura da Castanha e do Medronho”, Fábulas Naturais do Tio Quim.

A iniciativa foi dinamizada em simultâneo em todos os estabelecimentos de ensino aderentes – 17 públicos e 4 privados – e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, dos vereadores José Francisco Rolo (Ambiente), Graça Silva (Educação), Nuno Ribeiro (Juventude), Teresa Dias (Floresta e Desenvolvimento Rural).

Os responsáveis autárquicos destacam a importância destas ações de educação ambiental junto destas crianças, uma vez que as sensibilizam para importantes questões como a preservação e valorização da floresta, nomeadamente das espécies autóctones.

Em cada sala, os trabalhos foram acompanhados por técnicos da autarquia e pelos membros da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, nomeadamente: Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira; Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital; CAULE – Associação Florestal da Beira Serra; Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central; Cooperativa dos Agricultores de Alvoco de Várzeas; EPF/GNR – Equipas de Proteção Florestal; SEPNA/GNR – Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente; ADESA – Associação de Desenvolvimento da Serra do Açor.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital desenvolveu este tipo de iniciativa que promove a consciencialização ambiental junto dos mais pequenos que ficarão responsáveis por tratar das sementes, nesta primeira fase, e depois por acompanhar o seu crescimento ao longo do ano letivo até à plantação em local definitivo.

“Semear para Crescer”, projeto de educação ambiental e florestal é promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital no âmbito dos objetivos da Agenda 21 Local, e integra o plano de atividades do ECO XXI, com a colaboração da Rede Social Concelhia, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Bem vindo