Lagares da Beira viveu um dia de festa, na passada quinta-feira, 25 de abril, com a inauguração da 1.ª fase de requalificação do Complexo Desportivo de Lagares da Beira, através da implementação do relvado sintético no campo de futebol, uma reivindicação e ambição de longa data da população. Este é um dos maiores investimentos realizados nesta freguesia e resulta do contrato-programa de desenvolvimento desportivo assinado entre o Município de Oliveira do Hospital e a Associação Desportiva de Lagares da Beira (ADLB). É um investimento no futuro que valoriza toda a zona norte do concelho de Oliveira do Hospital e consolida a estratégia desportiva concelhia.
“Hoje cumpri aquilo que prometi à Associação Desportiva de Lagares da Beira, à Junta de Freguesia e aos lagarenses”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, que presidiu a esta inauguração, frisando que “este investimento é feito não só por reconhecer o passado do futebol de Lagares da Beira, mas para as gerações futuras que o irão utilizar”. Sentindo que “se faz justiça” naquela freguesia, José Carlos Alexandrino sublinhou igualmente o contributo dos clubes desportivos na formação dos jovens do concelho e defendeu uma parceria entre todos para que as infraestruturas existentes sejam otimizadas.
Numa cerimónia que foi também de reconhecimento público ao presidente do Município e executivo que o acompanha pela obra executada, Norberto Santos, presidente da ADLB, mostrou-se satisfeito por “um dia especial que há já algum tempo esperávamos. É uma infraestrutura há muito desejada, muito importante para a vila, para o concelho e para o distrito e é uma obra para as gerações vindouras”, disse o dirigente, acreditando que “não será um elefante branco como muitos fazem crer” porque “vamos demonstrar que apesar das dificuldades e do esforço financeiro esta obra não foi em vão”.
Esta requalificação possibilita ao clube “competir de igual para igual” nos campeonatos oficiais, por passar a estar dotado “de condições que até agora não existiam”, acrescentou. Palavras partilhadas por Alexandre Pinto, presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ADLB, que considerou estar “talvez, perante o marco mais significativo da nossa história”, convicto de que “o progresso irá entrar e os frutos irão aparecer”.
Horácio Antunes, presidente da Associação de Futebol de Coimbra, realçou o “esforço conjunto”, patente na “nova instalação desportiva que foi melhorada e com um belíssimo sintético que vai permitir que aqui se pratique melhor futebol”. E acrescentou querer “realçar o esforço de todos os que trabalharam para que a obra aqui estivesse, desde os dirigentes aos autarcas da Junta de Freguesia e ao presidente da Câmara, que vê que as necessidades desportivas do concelho têm de ser supridas e reparadas”.
“Sinto um grande orgulho ao estar aqui neste ato simbólico de inauguração do maior investimento alguma vez feito em Lagares da Beira”, anunciou Raul Dinis, presidente da Junta de Freguesia, que salientou que esta “foi uma promessa do presidente José Carlos Alexandrino e que foi cumprida, porque é homem de palavra”. Defendendo que a obra “é de todos e todos se podem servir dela”, não deixou de se mostrar confiante que “todos os lagarenses vão unir esforços para levarem a efeito a segunda fase deste projeto”. António Lopes, presidente da Assembleia Municipal, enalteceu a mais valia do “espaço onde se pretende criar um espírito e corpo são”, deixando o compromisso de “cumprir o programa com que nos apresentámos”.