Atenta às dificuldades das famílias e da realidade económica que as mesmas atravessam face à conjuntura nacional, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital vai apoiar mais de 300 alunos do 1.º ciclo do ensino básico com cerca de 12 mil euros destinados à aquisição de manuais escolares, no âmbito da ação social escolar.
A deliberação foi tomada pelo executivo na reunião realizada esta quinta-feira, 7 de agosto, durante a qual foi apresentada a proposta. Desta forma, no próximo ano letivo 2014/2015 serão apoiados 316 alunos do 1.º ciclo, sendo que 116 são abrangidos pelo escalão A e 200 são abrangidos pelo escalão B.
Trata-se de um investimento e apoio às famílias no total de 11.924,27 euros, podendo este valor vir a aumentar uma vez que até ao início do ano letivo, em setembro, mais famílias poderão solicitar este apoio, e de acordo com o que tem sido verificado em anos anteriores, o número de beneficiários poderá aumentar.
De referir ainda que estes 316 alunos integram o universo dos 715 alunos que, no total, irão frequentar o 1.º ciclo do ensino básico no próximo ano letivo 2014/2015 no concelho, e que este montante disponibilizado no âmbito da ação social escolar se refere a apoio para a aquisição de manuais escolares.
Esta medida garante que estes 12 mil euros serão diretamente investidos no comércio local uma vez que, conforme articulado com as papelarias e livrarias do concelho de Oliveira do Hospital, existe a obrigatoriedade da aquisição dos manuais ter de ser efetuada nestes estabelecimentos comerciais do concelho. Ou seja, os encarregados de educação terão de efetuar as aquisições de manuais no comércio local de Oliveira do Hospital para receberem o respetivo apoio, e desta forma, a Câmara Municipal garante e disponibiliza mais um incentivo ao comércio local e tradicional.
Ao disponibilizar este apoio de quase 12 mil euros em ação social escolar aos alunos do 1.º ciclo e às suas famílias, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital demonstra que está atenta às dificuldades que as famílias oliveirenses atravessam e à conjuntura económica.
Trata-se de mais uma das medidas sociais que têm vindo a ser implementadas pelo executivo autárquico, em diferentes áreas, como a educação onde tem sido concretizada uma forte aposta.