good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
Serviços
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Câmara Municipal aprova contas de 2015 com saldo positivo de 1,3 milhões de euros

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) aprovou, por unanimidade, na última reunião do executivo camarário, dia 15 de abril, os documentos da Prestação de Contas de 2015, que traduzem um saldo de gerência positivo no valor de 1,3 milhões de euros.

Na apresentação da Conta de Gerência do exercício económico do ano de 2015, o presidente da CMOH, José Carlos Alexandrino, considerou que o resultado financeiro obtido demonstra que é possível ter um bom desempenho autárquico sem se gastar mais do que aquilo que se tem. Foi isso mesmo que nós fizemos, porque um dos principais vetores da nossa governação autárquica pautou-se sempre ter uma câmara que honre os seus compromissos financeiros, que pague atempadamente aos seus fornecedores e, em termos de sustentabilidade financeira, temos sido um município exemplar, frisou.

Explicando que no ano de 2015 não se registou o volume expetável de investimento em despesas de capital pelo facto de o quadro comunitário, que era para ter início em 2014, ter estado inacessível aos municípios durante dois anos, José Carlos Alexandrino sustentou que foi no entanto um ano com a finalização de alguns projetos e o lançamento de diversas obras nas freguesias e durante o qual se criaram condições de sustentabilidade financeira para que o Município de Oliveira do Hospital possa aceder aos fundos comunitários do Programa Operacional Regional Centro 2020, tendo em vista o lançamento de um vasto conjunto de obras que não seriam possíveis de executar sem financiamento comunitário.

Neste cenário económico, e depois de ter sido selecionado como um dos 31 eixos urbanos com enquadramento específico na política de cidades e na regeneração urbana, factor que impulsionou a candidatura ao Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, o Presidente da Câmara Municipal anunciou também que, no âmbito do Centro 2020, a cidade de Oliveira do Hospital beneficiará nos próximos anos de um investimento global na ordem dos 7 milhões de euros.

A este investimento financeiro, somam-se ainda as candidaturas feitas recentemente através dos consórcios PROVERE (Aldeias do Xisto; iNature; Valorização das Estâncias Termais da Região Centro), aguardando-se a decisão de aprovação.

Entretanto, o executivo camarário prepara-se já para lançar um conjunto de obras no centro urbano da cidade, como serão por exemplo – entre outras – a requalificação das Av. Virgílio Ferreira e Av. Carlos Campos; a reabilitação da Zona Histórica; do bairro social João Rodrigues Lagos; das antigas instalações do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas e, ainda, a valorização do Parque dos Marmelos.

Numa outra vertente, o Município assegurou também a inclusão na candidatura global da CIM – Região de Coimbra aos Pactos para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, de um conjunto de outros investimentos estratégicos para o desenvolvimento local, designadamente na área da educação, através do Campus Educativo de Oliveira do Hospital e do Programa de Combate ao Abandono Escolar.

Na área da Cultura e Turismo, surgem os projetos designados por Ruínas Romanas de Bobadela e Musealização do Centro de Acolhimento e Interpretação e da Casa Paroquial e, ainda, a Igreja de São Pedro de Lourosa – um monumento nacional cujo espaço envolvente será valorizado.

Bem vindo