good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

“Calor: a saúde em perigo” – recomendações à população

A Unidade de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES PIN) e a estrutura local de Oliveira do Hospital deste organismo divulgou um conjunto de recomendações no âmbito do “Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas” que visa sensibilizar a população para os cuidados face ao calor.

O objetivo deste Plano, refere a autoridade, consiste em promover a proteção da saúde das populações contra os efeitos negativos dos períodos de calor intenso através da avaliação do risco e desenvolvimento de respostas apropriadas pelas entidades competentes da saúde.

Nesse sentido emitiram algumas recomendações – “Calor: a saúde em perigo” – que a população deve adotar para se proteger do calor: evitar a exposição direta ao sol, em especial entre as 11 e as 16 horas; usar protetor solar, chapéu e óculos escuros, e roupa solta; e devem diminuir-se os esforços físicos repousando em locais à sombra.

Recomenda-se também uma alimentação equilibrada, refeições leves, aumentando a ingestão de água e evitando bebidas alcoólicas ou açucaradas. Devem procurar-se ambientes frescos e em casa, evitar que o calor entre, fechando persianas durante o dia e abrindo as janelas durante a noite. As viagens, sempre que possível, devem fazer-se à noite, evitando a permanência em viaturas expostas ao sol.

Refira-se que os mais vulneráveis ao calor são: crianças nos primeiros anos de vida, idosos, portadores de doenças crónicas, obesos, acamados, pessoas que fazem determinadas medicações, etc; recomendando-se que no caso de sofrer de doença crónica ou estiver a fazer uma dieta com pouco sal ou restrição de líquidos, ou estiver a tomar medicamentos e tiver sintomas pouco habituais deve consultar o médico ou contactar o serviço Saúde 24 pelo número 808 24 24 24.

A autoridade de saúde acrescenta ainda que a exposição a calor intenso é uma agressão para o organismo podendo conduzir a desidratação ou agravamento de doenças crónicas, a um esgotamento ou um golpe de calor.

Os cidadãos devem ter atenção a certos sintomas associados a um esgotamento por calor, como cãibras musculares, cansaço, fraqueza, desmaio, náuseas e vómitos, pele fria e húmida, pulso fraco e rápido e dor de cabeça, devendo procurar ajuda médica. O risco mais grave é o golpe de calor que pode provocar danos irreversíveis à saúde e até levar à morte.

Os principais sintomas são febre alta, dores de cabeça, tonturas, pulso rápido e forte, confusão, perda de consciência, pelo vermelha, quente e seca. Neste caso são indispensáveis os cuidados médicos de emergência devendo ser acionado o 112.

A USP ACES PIN – Oliveira do Hospital emitiu também algumas recomendações para desportistas, lembrando que o aumento das temperaturas e dos níveis de alguns poluentes, como o ozono, podem tornar a atividade física, no exterior, mais extenuante e aumentar os seus riscos.

A medida mais importante, referem num boletim informativo, para prevenir lesões relacionadas com o calor consiste em manter os níveis de hidratação adequados antes, durante e depois da prática de exercício. Entre as medidas gerais de prevenção estão: aclimatizar o corpo de forma adequada; ajustar a intensidade do treino e da competição às condições ambientais; evitar as horas mais quentes para a atividade física; conhecer o percurso, as condições climatéricas e a qualidade do ar.

O desportista deve também tomar algumas medidas individuais de prevenção: tendo em atenção o vestuário a utilizar; a ingestão de água para minimizar a desidratação; alimentação adequada e regular; cuidados no caso de tomar medicação; e usar protetor solar. Recomenda-se atenção aos primeiros sinais de alerta provocados pelo calor como tonturas, temperatura corporal elevada, cãibras musculares.

Mais recomendações e medidas de prevenção são disponibilizadas no sítio da Direção Geral de Saúde – www.dgs.pt – que podem e devem ser consultadas pela população ou através da Linha Saúde 24 pelo número 808 24 24 24.

O Pelouro da Saúde da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

Bem vindo