Numa operação lançada em Setembro de 2011 e, no âmbito da sua missão de valorização do território, o Gabinete de Apoio a Ideias e Projectos Inovadores da BLC 3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro, já submeteu 4 candidaturas ao programa PRODER para a instalação de jovens agricultores, com idade inferior a 40 anos, na região interior centro.
Em causa está um investimento elegível de mais de 600 mil euros na área da fruticultura, e que é correspondente à plantação de 22, 72 hectares de pomar de macieira numa região que possui um dos melhores ecossistemas do país para a plantação de várias variedades de maçã – uma fileira de produção onde Portugal continua a ser deficitário e dependente das importações.
No espaço de meio ano, a BLC 3 já foi procurada por várias dezenas de jovens com vontade de investirem no sector, mas a grande maioria não tem avançado por razões que se prendem com dificuldades encontradas ao nível da aquisição de terrenos num território onde – sublinhe-se – a grande maioria dos terrenos com aptidão agrícola está votada ao abandono e sem qualquer produtividade.
As ajudas ao investimento a fundo perdido, financiadas pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), são de 60 por cento. Há mais um prémio de instalação para Jovens Agricultores, de 40 por cento sobre o valor global do investimento, que não pode ultrapassar os 30 mil euros se a empresa for unipessoal, e os 40 mil euros nos casos de sociedades comerciais de jovens.
Podem concorrer os jovens que gostem do sector, disponham de terra própria ou arrendada, com água, e tenham menos de 40 anos.
Com vista a despertar a região para a importância do empreendedorismo, a BLC 3 pretende ser um parceiro activo em todos estes processos, avaliando a viabilidade dos projectos, e disponibilizando o seu “know-how” e os seus recursos humanos no sentido de ajudar os jovens da região a encontrarem a sua oportunidade de negócio.