A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e a Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira assinalaram a mítica noite das bruxas com a dramatização da história “Dona Bruxa Gorducha” na Casa da Cultura César Oliveira. Na passada sexta-feira, a noite foi repleta de sustos mas de muita animação para todos aqueles que responderam ao desafio lançado pelas Bibliotecas Municipais, marcando presença na Casa da Cultura para assistir a mais um serão assustador.
“Dona Bruxa Gorducha” é uma adaptação de uma história de Anabela Mimoso, que tem como personagem principal uma bruxa que está muito gordita. E que se encontra muito preocupada com o facto de não ter uma vassoura que aguente o seu peso e a possa transportar à reunião semanal das Bruxas, Fadas, Feiticeiros e Profissões Similares.
A dramatização gira em torno da preocupação desta bruxa e das suas peripécias e tem proporcionado ao público presente, muita animação e boa disposição. No final, após a dramatização, a plateia é convidada a participar numa dança que proporciona interação com as personagens da história.
Depois do êxito da primeira apresentação, no passado dia 30 de outubro, que contou com casa cheia, a dramatização “Dona Bruxa Gorducha” está a ser apresentada a outros públicos, dos mais novos aos idosos.
Assim sendo, pelo auditório da Casa da Cultura César Oliveira têm passado utentes dos lares e centros de dia do concelho bem como as crianças que frequentam o pré-escolar na rede pública de ensino e em instituições particulares de solidariedade social ou privadas, e cidadãos portadores de deficiência.
O objetivo é proporcionar um momento de lazer aos diferentes públicos e, em simultâneo, despertar o interesse pela leitura e incentivar hábitos de leitura através destes momentos descontraídos, como assinala a vereadora da Cultura e da Educação, Graça Silva.
Também o vereador do pelouro da Ação Social, José Francisco Rolo, saudou a presença dos utentes dos lares e centros de dia, realçando que é objetivo da Câmara Municipal complementar o seu dia a dia com atividades diferentes, como esta, que promove o encontro de gerações e o contacto com atividades culturais seja nas suas instituições seja nos equipamentos municipais.