O início do mês de setembro traz consigo o arranque do projeto “Biblioteca no Largo”, lançado pelo Município de Oliveira do Hospital, através das Bibliotecas Públicas Municipais. “Biblioteca no Largo” vai garantir um acesso facilitado à leitura, aos residentes nas aldeias mais distantes da sede do concelho de Oliveira do Hospital através da parceria estabelecida também com a Unidade Móvel de Saúde, da Fundação Aurélio Amaro Diniz.
O arranque deste novo projeto aconteceu hoje no Parceiro, aldeia da freguesia de São Gião, simbolicamente escolhida por ter sido uma das aldeias mais afetadas com vítimas mortais nos fatídicos incêndios de outubro de 2017, e cujos habitantes demoram meia hora a deslocarem-se até ao centro da cidade.
Ao início da manhã, a viatura da Unidade Móvel de Saúde estacionou junto da associação local onde acorreram os habitantes, utentes habituais deste serviço de proximidade que presta cuidados de saúde primários.
A equipa de enfermagem já bem conhecida por estas paragens trouxe agora a novidade deste projeto “Biblioteca no Largo” que rapidamente suscitou o interesse dos habitantes que consultaram os periódicos e outros aproveitaram já a oportunidade para requisitarem alguns livros.
A acompanhar este primeiro ‘estacionamento’ da leitura estiveram a vereadora Graça Silva, com os pelouros da Cultura e da Educação, e o presidente da Junta de Freguesia de S. Gião, Luciano Correia que saudou esta ideia e desafiou os moradores a dedicarem algum do seu tempo à leitura.
Graça Silva, explicou o funcionamento e os objetivos do projeto que procura a promoção da leitura e a aproximação entre as Bibliotecas Públicas Municipais e os habitantes no concelho.
Enaltecendo a importância do projeto, a responsável sublinha também que “Biblioteca no Largo” vem aliar e potenciar os cuidados de saúde do corpo e do intelecto.
Aproveitando a visita da Unidade Móvel de Saúde, fruto da parceria entre a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e a Fundação Aurélio Amaro Diniz, as Bibliotecas Públicas Municipais fornecem livros, jornais e revistas que podem ser requisitados e lidos pelos habitantes das aldeias, e aos quais de outro modo mais dificilmente teriam acesso.
Trata-se de um projeto cultural que pretende fomentar o gosto pelo livro junto dos cidadãos e incentivar a leitura nas aldeias contribuindo, desta forma, para uma verdadeira democratização da leitura no concelho de Oliveira do Hospital. Esta é também uma forma encontrada pelo executivo da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para valorizar os cidadãos que residem afastados do centros urbanos, com as dificuldades inerentes.
O mês de setembro foi o escolhido para colocar na estrada os livros e as leituras para miúdos e graúdos, através deste projeto “Biblioteca no Largo” que será disponibilizado nos dias, e respetivos locais, em que a Unidade Móvel de Saúde visitar as aldeias que integram o seu itinerário semanal e quinzenal, nas freguesias de São Gião; Aldeia das Dez e Lourosa.
Neste sentido, a partir do dia 20, a “Biblioteca no Largo” estará assegurada de forma contínua nas várias localidades, de acordo com o seguinte itinerário da Unidade Móvel de Saúde: Pinheirinho, Casal Outeiro, Casal de Abade, Cabeçadas e Lourosa; Galvã, Meda, Campo, Pombal e Seixal; Rio de Mel, Parceiro e S. Gião; Gramaça, Chão Sobral, Vale de Maceira, Casal Cimeiro, Goulinho, Cimo da Ribeira, Avelar e Ponte das Três Entradas.