No âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8 de março, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital realizou, a 10 de março, uma homenagem a todas as mulheres do concelho. A efeméride teve como tema “A mulher, a família e a sociedade” e reuniu cerca de 60 pessoas de diferentes idades e profissões, consistindo numa conversa informal e muito participada.
Após a declamação do poema “Eu vim para dizer uma palavra”, de Kahlil Gibran, por António Vieira, seguiu-se uma breve apresentação histórica do Dia Internacional da Mulher em power point e o visionamento de um filme sobre a diferença de género.
Quanto à tertúlia, moderada pela vereadora Graça Silva, contou com as intervenções das juristas Maria José Freixinho, Sónia Martins e Maria José Falcão, da professora Teresa Serra, da jornalista Ana Pinto, da cabeleireira Júlia Fonseca, da bombeira Marta Saleiro e de uma militar da GNR.
A intercalar as intervenções houve momentos musicais e de poesia, destacando-se a declamação de “Madrigal”, de Vaso de Campos, e a atuação do ensemble composto pelos violinistas Rui Monteiro e Ana Madeira e a contrabaixista Rita Nobre.
A atividade terminou com um jantar convívio e com um concerto pela Banda do Cercal, promovido pelo município na Casa da Cultura César de Oliveira no âmbito da iniciativa “Bandas em Concerto”.