A Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira promoveu, de 18 a 23 de dezembro, as “Oficinas de Natal”.
Esta atividade teve como objetivo proporcionar às crianças uma ocupação dos seus tempos livres de forma lúdica, enriquecedora e diferente.
Convívio, partilha e leitura foram os ingredientes obrigatórios de um tempo que passou a voar mas durante o qual foi possível refletir acerca da importância do livro e do espaço cuja existência se deve aos livros.
Como preparação da iniciativa, no dia 11 de dezembro, os alunos da Escola do 1.º Ciclo de Lagares da Beira assistiram à leitura do início da história “Ninguém dá prendas ao Pai Natal”, da autoria da Ana Saldanha, que motivou o interesse para a inscrição nestas oficinas.
Nestas oficinas, dinamizadas no período da manhã e da tarde, foram realizadas diversas atividades, apelando sempre à criatividade associada à época natalícia.
Além da continuidade da leitura da história “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” e da exploração desta história com a criação de uma prenda para o pai natal foram visionados filmes temáticos. Elaboração de passatempos alusivos a esta quadra, como sopa de letras ou jogo dos erros; construção de um presépio e elaboração de mensagens de boas festas complementaram o programa.