Na praia fluvial de Avô foi hasteada a bandeira Praia Acessível, estatuto que a Ilha do Picoto tem renovado nos últimos anos, vindo a ser alvo de intervenções constantes para melhorar o acesso à praia por parte dos utilizadores com mobilidade condicionada.
Nesta cerimónia simbólica com a presença do vice-presidente e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo, do vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, e da presidente de Junta de Freguesia de Avô, Vanessa Fernandes, foi igualmente hasteada a Bandeira da Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto, fruto da integração da Rede das Aldeias do Xisto e no âmbito da qual foram realizadas algumas intervenções de requalificação, em 2012.
O galardão “Praia Acessível” é atribuído no âmbito do projeto “Praia Acessível, Praia para todos” que visa galardoar as praias que reúnam as condições que permitam o seu uso por todas as pessoas, sem que se ponha em causa a idade e as dificuldades de locomoção ou mobilidade.
Oficialmente reconhecida como estando apta para ser usufruída por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida, a praia fluvial na Ilha do Picoto, em Avô, cumpre diversos critérios obrigatórios para que possa ser considerada acessível como: acesso pedonal fácil e estacionamento ordenado com lugares reservados; acesso pedonal, através de percurso acessível, até à zona de banhos de sol e o mais próximo possível da zona de banhos (passadeiras e rampas); passadeiras sobre o areal; instalações sanitárias adaptadas e em local de fácil acesso; existência de nadador salvador e garantir acesso ao serviço de primeiros socorros.
Como assinala a presidente da Junta de Freguesia de Avô, Vanessa Fernandes, este é um galardão “com grande importância porque confirma que a praia garante o acesso a todo o tipo de pessoas, nomeadamente as que têm mobilidade condicionada” e frisa que “dá maior visibilidade à praia e assim se consegue que toda a população que queira usufruir da praia possa ter acesso à mesma”.
Com tudo a postos para a época balnear, a jovem autarca deixa o convite “a todas as pessoas para visitar a nossa freguesia e desfrutar da praia fluvial onde temos todas as condições para o poderem fazer”.
A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital tem vindo a concretizar uma aposta determinada na valorização dos recursos e na promoção dos recursos turísticos de qualidade cujos resultados práticos estão à vista de todos, com as zonas balneares do concelho a serem reconhecidas pela qualidade que proporcionam aos banhistas durante o Verão, no campo das infraestruturas, da segurança e da monitorização e controlo da água.
“Em Oliveira do Hospital tem havido um visível investimento na criação de oferta turística, basta comparar e avaliar a evolução dos últimos anos. Há mais e melhor oferta turística, também em termos de praias fluviais e zonas balneares”, assinala o vereador do Ambiente, José Francisco Rolo.
Relativamente a Avô, o responsável sublinha que “para além da conquista dos dois galardões que a praia exibe, o que aumenta a sua procura, devemos destacar a criação de um novo e amplo espaço de estacionamento automóvel que vem ordenar a circulação na vila de Avô, e aumentar as condições de atração da própria praia fluvial”. “Vamos continuar a investir na melhoria destas estruturas pois têm um elevado potencial turístico”, acrescenta.
O concelho de Oliveira do Hospital possui, entre outras zonas balneares, duas praias fluviais designadas – Avô e Alvoco das Várzeas – sendo que esta última, foi reconhecida, pelo segundo ano consecutivo, com a Bandeira Azul. Além deste importante galardão, no dia 28 de junho, foram hasteadas a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira da Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto.