As “Fontes e Fontanários” estiverem em destaque em Lourosa, no dia 6 de agosto, na quarta edição do projeto “Desenhar e Pintar Lourosa”.
A iniciativa juntou 14 artistas plásticos, de formação e amadores, oriundos do concelho de Oliveira do Hospital, Coja, Leiria, Lisboa e Setúbal. Com recurso ao desenho e à pintura, e inspirados pela riqueza do património arquitetónico do espaço envolvente, os artistas centraram a atenção nas fontes e nos fontanários da aldeia, o tema da edição deste ano.
“Desenhar e Pintar Lourosa” é uma iniciativa promovida pela designer Adelaide Borges, da Art Ponto Com, em parceria com as artistas plásticas Maria José Borges – Musas Produções, e Ângela Matias, e tem o apoio da Junta de Freguesia de Lourosa e da Câmara Municipal.
O projeto assenta na ideia da promoção do património arquitetónico de Lourosa, cujo o expoente máximo é a Igreja Moçarabe de São Pedro, património nacional e o mais antigo templo moçárabe do país em culto, e no contributo para a promoção da aldeia, também conhecida pelas fontes e fontanários, pelo pelourinho e pela estrada romana que por ali passa.
Veja as fotografias do evento e os desenhos realizados no Facebook do Turismo de Oliveira do Hospital.