Uma delegação de Oliveira do Hospital, composta por alunos e professores da EPTOLIVA – Escola Profissional de Tábua e Oliveira do Hospital e da ESTGOH – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, coordenada pelo Município de Oliveira do Hospital, participou no dia 10 de novembro, nas comemorações do Dia Mundial da Ciência que decorreram no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.
A visita deste grupo representante de Oliveira do Hospital decorreu no âmbito da integração do Município no Observatório Turístico Serra da Estrela/Carta Turística Serra da Estrela, e enquanto uma das entidades envolvidas no processo de preparação da futura candidatura da Serra da Estrela a Geoparque da Unesco.
Na terça-feira, no Pavilhão do Conhecimento, os alunos do Curso Técnico de Turismo e da Licenciatura em Desenvolvimento Regional e Ordenamento do Território (DROT) participaram em várias palestras sobre temáticas relacionadas com a Ciência, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, e particularmente sobre o programa “Geoparques Mundiais da Unesco”.
De referir que no átrio do pavilhão estavam também representados, através de pequenos stands, os Geoparques nacionais, as reservas de biosfera nacionais, e outras entidades e organizações que proporcionavam aos participantes várias atividades e disponibilizavam informação.
Enquanto Município integrante da Carta Turística Serra da Estrela e envolvido na elaboração da candidatura da Serra da Estrela a Geoparque da Unesco, Oliveira do Hospital desenvolveu esforços para envolver as escolas neste processo, assumindo-as como parceiros importantes neste processo.
Além disso, o IGCP – Comité Nacional para o Programa Internacional de Geociências endereçou o convite para a participação no Concurso Escolar GEA – A Terra Mãe, cujo tema é “Desastres Naturais: como minimizar os riscos e saber conviver com eles” que desafia alunos e professores para fazerem um levantamento dos riscos com que se deparam.
O objetivo é que os alunos realizem uma análise crítica sobre o tipo de ordenamento existente no seu território e que possam apresentar medidas e soluções concretas para minimizar os riscos.
Para os jovens alunos da EPTOLIVA, a visita representou uma oportunidade para “adquirir novos conhecimentos” nomeadamente para “quem gosta de ciência”. Também os futuros licenciados em DROT consideraram a visita “adequada à área de estudo” permitindo-lhes “ter noção dos problemas”. Destacam ainda o tema relacionado com a política dos solos, verificando que há a sinergias para proteção dos mesmos.
Questionados sobre a importância da integração do concelho de Oliveira do Hospital no futuro Geoparque Serra da Estrela, os jovens alunos de Turismo destacam que isso trará reconhecimento mundial e novos investimentos bem como recursos turísticos, com particular enfoque para o turismo científico e da natureza.
Conscientes da mais valia que um geoparque representa, os alunos da ESTGOH sugerem o envolvimento e sensibilização juntos dos alunos para estas questões.
O Pelouro da Inovação e Tecnologia