José Manuel Saraiva, escritor nascido em Santo António do Alva, esteve no seu concelho natal para apresentar “A Terra Toda”, romance editado em 2012. No dia 13 de julho, foram muitos os amigos e admiradores da sua escrita que assistiram a esta sessão, no auditório da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, e que constituiu um “momento de honra para a Câmara Municipal e o executivo”, como frisou a vereadora da Cultura, Graça Silva, na abertura deste encontro.
A notoriedade do escritor, que durante largas dezenas de anos foi jornalista em vários jornais nacionais, foi enaltecida também pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, satisfeito pela presença “deste cidadão do concelho. É bom ver que há um conjunto de pessoas de Oliveira do Hospital que se destacam através do país e que ultrapassam as nossas fronteiras para se transformarem em personalidades nacionais”, disse o autarca, que congratulou ainda o autor pela opção pela escrita – “fez uma transferência do jornalismo para a literatura, e em boa hora tomou esta opção”.
Coube a Alfredo Moreirinhas presentear o auditório com uma divertida apresentação do autor, ao longo da qual contou alguns episódios de vida de José Manuel Saraiva. Amigo de longa data do escritor, apresentou-o como “jornalista, mestre de qualidade e referência” e um “homem de profundas paixões, um sonhador. Os livros de José Manuel Saraiva não são uma despesa, são um investimento” concluiu.
“Desde que comecei a publicar, estive presente em muitas feiras de livro, livrarias, bibliotecas e escolas, e em nenhum destes locais me senti tão feliz e tão confortável como neste lugar que também é meu”, referiu emocionado José Manuel Saraiva. Agradecendo a “distinção e simpatia” do Município pelo convite para se deslocar a Oliveira do Hospital e apresentar o livro, o jornalista e escritor confessou que pretende fazer uma pausa na escrita por “já não sentir o chamamento daquela pulsão fantástica que me levava a escrever”, podendo dedicar “mais tempo para tudo o que me dá gosto, para além do prazer da escrita obrigatória”.
José Manuel Saraiva é autor de documentários sobre a guerra colonial e foi o guionista do telefilme “A Noiva”. Tem publicados quatro romances: “As Lágrimas de Aquiles”, “Rosa Brava”, “Aos Olhos de Deus” e “A Terra Toda”. A aposta no romance histórico consagrou-o como um dos mais populares autores portugueses da atualidade, e é neste registo que se encontra a trabalhar de momento, naquele que será o seu quinto livro de ficção.