“A Formiga Horripilante” é o nome do conto que começou a ser apresentado na Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Os fantoches dão corpo às personagens desta história, que aborda o conceito e preconceito de beleza.
Considerada muito feia, verdadeiramente horripilante, uma formiga que vivia num prado é a personagem principal desta história, acabando por envolver-se em algumas peripécias para descobrir a importância de cada qual ser como é, com as suas características únicas.
É na tentativa de alcançar o que poderia ser um ideal de beleza que, através desta história contada com fantoches, e com a ajuda desta formiga, se percebe que a verdadeira beleza está no coração de cada ser. É esta a mensagem que se procura passar junto dos mais novos, o público-alvo desta atividade.
“Uma Formiga Horripilante” é dirigida ao público em idade pré-escolar e escolar e a sua apresentação está sujeita a marcação prévia junto do serviço educativo da Ludoteca da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. A dramatização com fantoches já começou a ser exibida na última semana de setembro, prolongando-se pelo mês de outubro.