O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, recebeu, no dia 8 de outubro, nos Paços do Município, a nova conservadora da Conservatória do Registo Civil, Comercial e Predial de Oliveira do Hospital, Catarina José Ferrão Portugal. A reunião contou também com a presença do vereador Bruno Miranda e do diretor do Departamento de Administração Geral e Finanças do Município, João Mendes.
Após um período sem conservadora em funções, desde junho de 2024, a entrada em funções de Catarina José Ferrão Portugal representa um importante reforço para a continuidade e a qualificação dos serviços de registo no concelho, nas suas vertentes civil, comercial e predial.
O presidente da Câmara Municipal deu as boas-vindas à nova conservadora, manifestando a disponibilidade do Município para manter uma relação de proximidade, cooperação e diálogo institucional, fundamentais para assegurar serviços públicos qualificados e próximos da população.
José Francisco Rolo destacou a importância da Conservatória para os cidadãos, as famílias e as empresas, assegurando serviços essenciais em diferentes momentos da vida pessoal, familiar e empresarial. “A presença de uma conservadora em Oliveira do Hospital reforça a proximidade deste serviço público à população e contribui para a sua qualidade e capacidade de resposta”, salientou.
No âmbito do reforço dos meios humanos, foi igualmente destacada a integração definitiva de Virgílio Figueiredo no Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), depois de ter estado em regime de mobilidade do Município de Oliveira do Hospital para aquele organismo. Esta integração consolida o reforço da equipa da Conservatória e a cooperação anteriormente assegurada pelo Município.
A reunião permitiu ainda reiterar a necessidade de uma intervenção urgente no edifício do Palácio da Justiça, cuja degradação tem motivado alertas do Município junto das entidades competentes ao longo dos últimos meses. A intervenção deverá abranger, nomeadamente, a cobertura e as janelas, contribuindo para dignificar o conjunto edificado e melhorar as condições de funcionamento dos serviços públicos ali instalados.
José Francisco Rolo sublinhou a importância de garantir condições adequadas para o funcionamento dos serviços e para o atendimento dos cidadãos, manifestando a expectativa de que sejam conhecidas, na próxima terça-feira, novidades relativamente a esta intervenção.
O Município de Oliveira do Hospital reafirma, assim, o seu compromisso com a valorização dos serviços públicos, a cooperação institucional e a melhoria das condições de atendimento, reconhecendo o papel fundamental da Conservatória no quotidiano da população e na atividade económica do concelho.
