O queijo espanhol Torta del Casar, símbolo da região da Extremadura e um dos queijos mais emblemáticos de Espanha, é o queijo convidado da edição de 2026 da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, que se realiza nos dias 7 e 8 de março.
A presença de um queijo espanhol na maior Festa do Queijo de Portugal está diretamente ligada à estratégia de internacionalização do evento e à aposta do Município de Oliveira do Hospital na captação de mais turistas espanhóis — público que tem vindo a crescer de forma significativa nos últimos anos —, dando centralidade ao concelho, ao Queijo Serra da Estrela e aos produtos locais de excelência.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, “a paixão pelo queijo aproxima-nos do mercado ibérico”. Por isso, “faz cada vez mais sentido estreitar laços de cooperação com as comunidades vizinhas” de Espanha, “tendo em vista a promoção e a divulgação do nosso Queijo Serra da Estrela, que é bastante apreciado pelo público espanhol”.
Note-se que o Município de Oliveira do Hospital tem reforçado a presença internacional da Festa do Queijo Serra da Estrela, concretamente em Espanha, em eventos enogastronómicos, bem como na FITUR – Feira Internacional de Turismo de Madrid –, conhecida por ser uma das maiores da Europa e um dos principais certames de turismo do mundo.
Nestas operações de promoção junto do público internacional, a Câmara Municipal tem contemplado também a divulgação da cultura, da história, do património edificado e natural e da gastronomia de Oliveira do Hospital.
Este estreitamento de relações com o mercado ibérico, acrescenta José Francisco Rolo, “enquadra-se igualmente no processo de formalização da candidatura do Queijo Serra da Estrela a Património Cultural Imaterial da UNESCO, reforçando, assim, a cooperação entre territórios que partilham um saber-fazer secular ligado à produção artesanal de queijo de ovelha”.
Produzido exclusivamente na província de Cáceres, o Torta del Casar é um queijo amanteigado de ovelha, de Denominação de Origem Protegida (DOP), resultado de uma tradição antiga e de qualidades singulares e diferenciadas.
Feito a partir de leite cru de ovelha e coagulado com flor de cardo, apresenta uma pasta cremosa e untuosa, sendo muitas vezes considerado o “primo” espanhol do Queijo Serra da Estrela DOP, pela sua textura, método de fabrico e ligação ancestral ao pastoreio.
Entre os dias 7 e 8 de março de 2026, Oliveira do Hospital volta, assim, a receber a maior Festa do Queijo de Portugal, evento que se afirma como o principal cartaz turístico da região Centro.
Rei da festa será, como sempre, aquele que é considerado um dos melhores queijos do mundo – o Queijo Serra da Estrela DOP – contando ainda com a participação de centenas de expositores de produtos endógenos, enchidos, vinhos do Dão, mel, artesanato e uma vasta oferta gastronómica.
Durante os dois dias do evento, os milhares de visitantes esperados poderão participar em provas comentadas de queijo e vinhos do Dão, assistir a demonstrações de tosquia e fabrico tradicional de queijo ao vivo, visitar a exposição animal e integrar diversas iniciativas culturais e promocionais.
Segundo José Francisco Rolo, o Município continua empenhado em afirmar a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital como “uma grande montra que mostre ao país e ao público espanhol a nossa vitalidade e o que de melhor se faz nesta região de Portugal”.
Nos dias 25 a 28 de fevereiro, Oliveira do Hospital volta a promover a Festa do Queijo Serra da Estrela na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa –, com apresentações no stand do Turismo Centro de Portugal e no stand da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.