good-review
Veja o que temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa qualidade de vida
Conhecer mais
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital
Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Oliveira do Hospital celebra Feriado Municipal




Oliveira do Hospital comemora o Feriado Municipal no próximo dia 7 de outubro com a dinamização de diversas iniciativas como homenagens, concertos, exposições, atividades literárias e passeios interpretativos e inclusivos.

As comemorações têm como ponto alto a realização da sessão solene comemorativa, a partir das 10H00, na Casa da Cultura César Oliveira, antecedida por uma arruada com a Filarmónica Comunitária, constituída por elementos das filarmónicas Avoense, Fidelidade e Sangianense.

Durante a cerimónia comemorativa serão entregues as Medalhas de Mérito Municipal a: Bombeiros Voluntários do concelho com mais tempo de serviço nas corporações de Lagares da Beira e de Oliveira do Hospital, António José Pinto Tavares e Paulo Alexandre de Brito, respetivamente; Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro; o empresário Tibério Cabral (a título póstumo); e as empresas Bicicletas SILVEX – JRSilva & Filho, Lda; Construtora Nogueirense, Lda.; e Móveis Sancho & Filhos, Lda.

Para além da cerimónia de agraciamento às entidades concelhias, que terá alguns apontamentos de música e poesia, serão também entregues os Diplomas de Reconhecimento/Promoção Escolar aos alunos que se destacaram no ensino secundário, profissional e superior no ano letivo transato.

À tarde, pelas 16H00 no mesmo local, é inaugurada a exposição “100 Paredes – Vida e Obra de Carlos Paredes”, no âmbito do projeto multidisciplinar “100 PAREDES”, inspirado na obra de Carlos Paredes, espetáculo que Oliveira do Hospital receberá no mês de novembro. A inauguração contará com a presença dos diretores artísticos deste espetáculo, André Varandas e Bruno Costa, guitarrista que fará uma breve performance musical naquela tarde.

À noite, haverá um concerto comemorativo do Feriado Municipal com Luís Peixoto, a partir das 21H30, com entrada livre limitada à lotação do auditório. Luís Peixoto é considerado como um dos mais criativos e virtuosos multi-instrumentistas portugueses e com um vasto percurso musical, seja a solo ou a acompanhar reconhecidos artistas nacionais e internacionais. O intérprete e produtor musical levará o público por uma “viagem acústico-instrumental pelo reportório tradicional português lado a lado com composições originais, com destaque para a sonoridade do bandolim e cavaquinho”.

No dia 8 de outubro, destaque para a realização de passeios interpretativos e inclusivos ao Povoado de Altura, em Travanca de Lagos, no âmbito da comemoração da Semana da Geodiversidade Estrela Geopark Mundial da UNESCO. Terá também lugar, uma palestra “Guitarra Portuguesa – de onde vem para onde vai”, dirigida aos alunos do concelho, no âmbito da promoção do projeto “100 PAREDES”.

Já a 10 de outubro, o escritor e jornalista Luís Osório vem a Oliveira do Hospital para participar na iniciativa literária “À Conversa Com…” das Bibliotecas Públicas Municipais, com início às 15H na Casa da Cultura César Oliveira. Um encontro que propõe uma conversa descontraída sobre o seu percurso profissional e os seus livros, com destaque para as rubricas “Postal do Dia” e “Vencidos” na Antena 1.


Bem vindo