good-review
Veja o que temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa qualidade de vida
Conhecer mais
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital
Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

Município assina contratos-programa para mitigação do impacto dos incêndios de agosto

Município assina contratos-programa para mitigação do impacto dos incêndios de agosto

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo, assinou esta sexta-feira, 26 de setembro, os Contratos-Programa – Medidas de Emergência de Apoio e Mitigação do Impacto dos Incêndios Rurais – «Territórios Resilientes» para financiamento dos trabalhos a desenvolver no território concelhio.

Os Contratos-Programa foram formalizados com o ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, numa cerimónia presidida pela Ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho, no Sátão.

Relativamente ao Contrato Programa com o ICNF, as intervenções são no âmbito da estabilização de solos e mitigação de riscos sobretudo em áreas declivosas com os objetivos de prevenir o arrastamento de sedimentos como terras e pedras, e a proteção das pessoas e bens. Entre as ações a executar estão por exemplo a instalação de barreiras de resíduos florestais; a aplicação de sementeiras; e a desobstrução de valetas e passagens hidráulicas.

Com o foco nos recursos hídricos, o Contrato Programa com a APA visa a execução de intervenções prioritárias para a recuperação das linhas de água, prevenindo a contaminação dos pontos de captação de água para consumo humano. Esta intervenção incidirá nas linhas de água permanentes Rio Alva, Rio Alvôco e Ribeira de Pomares.

Oliveira do Hospital foi um dos concelhos fustigados pelo incêndio do Piódão, no passado mês de agosto, que afetou oito freguesias numa área total de 4.605 hectares. As intervenções contempladas com estes contratos-programa têm o objetivo de mitigar os efeitos desta catástrofe que atingiu duramente a população e o património natural, bem como as infraestruturas municipais.

Estes contratos-programa, foram assinados por 58 municípios afetados pelos incêndios de agosto de 2025.

A autarquia de Oliveira do Hospital, através dos seus serviços, tem vindo a efetuar o levantamento dos prejuízos e das necessidades emergentes e urgentes nas diversas áreas afetadas, para responder aos impactos deste incêndio; identificando as obras prioritárias e visando a salvaguarda das populações.

Um trabalho desenvolvido no âmbito da Estratégia de Intervenção na Comunidade que assenta em três pilares: Pessoas, Segurança e Prejuízos, tendo como principal objetivo avaliar as condições de segurança, saúde e bem-estar da população.


Bem vindo