A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital promove no próximo sábado, 6 de junho, o 8.º Festival Infantil da Canção, em articulação com o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) e envolvimento dos professores do Ensino da Música no âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) do 1.º ciclo do ensino básico (CEB).
O festival terá início às 21h00 e decorrerá no Parque do Mandanelho, exceto se as condições climatéricas não permitirem.
Nesta final serão apresentadas a concurso 13 canções que envolvem 40 crianças, entre os 6 e os 11 anos, alunos nas várias escolas básicas do AEOH e que foram acompanhados pelos seus professores de AEC, seis no total.
Para a edição de 2015 foi escolhido o tema “Grandes canções portuguesas dos anos 1980”. A abertura do Festival estará a cargo da vencedora do ano passado, Jéssica Almeida Dinis, da Escola Básica da Cordinha, que interpretou “Chamar a Música”, acompanhada nos coros por Francisca Fernandes e Raquel Claro Ferreira. Este será um grande espetáculo musical, que ano após ano encanta o público pela qualidade que apresenta a vários níveis.
De referir que além das atuações dos concorrentes haverá muitas outras surpresas e são esperadas as presenças dos participantes premiados no “Soltem Talentos 2014”.
Nesta oitava edição, a Câmara Municipal com a parceria da ADI – Agência para o Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital envolveram o comércio local, contando com a preciosa colaboração dos salões de cabeleireiro do centro urbano de Oliveira do Hospital.
Os salões com disponibilidade para colaborar nesta edição – Conceição Neves Cabeleireira; Encantu´s; Maria João Cabeleireira; Milú Cabeleireira; Salão Leonor Oliveira; Vera Ferreira Cabeleireiros – vão pentear todas as crianças participantes no Festival Infantil da Canção.
Com a dinamização deste Festival Infantil da Canção do Município de Oliveira do Hospital, a organização pretende fomentar o convívio entre crianças das diversas freguesias do concelho, sensibilizar as crianças para a música e motivá-las para a interatividade com a música bem como desenvolver capacidades ao nível da memorização, da interpretação, da expressão e da improvisação.
O júri, composto por sete elementos – quatro designados pelo Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e três designados pelo Município – avalia os candidatos de acordo com os seguintes critérios: afinação, ritmo, voz, interpretação e postura em palco. Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados e certificados e prémio de participação a todos os envolvidos.
O 8.º Festival Infantil da Canção de Oliveira do Hospital é uma iniciativa do Município de Oliveira do Hospital em parceria com a ADI e o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.