good-review
Veja o que
temos a oferecer
Conhecer mais
destination
Vivencie a nossa
qualidade de vida
Conhecer mais
map4
Visite o nosso
património classificado
Conhecer mais
bench
Aventure-se nos
percursos pedestres
Conhecer mais
compass
Explore a nossa
diversidade cultural
Conhecer mais
museum
Participe dos
nossos eventos
Ver Agenda
Bem-vindo
a Oliveira do Hospital
Conheça o município
Bem-vindo a
Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital é um dos mais belos concelhos do distrito de Coimbra e da Serra da Estrela.

22.ª Festa do Queijo Serra da Estrela foi a maior de Portugal

Milhares de pessoas visitaram a XXII Festa do Queijo Serra da Estrela e Outros Produtos de Qualidade de Oliveira do Hospital no passado fim-de-semana. O certame, que este ano assumiu como lema ser a “maior feira de Portugal” da especialidade foi um enorme sucesso para o qual contribuíram as duas centenas de expositores presentes que ofereceram aos visitantes provenientes de vários pontos do país os produtos de excelência do concelho.

Visitada por autarcas de concelhos da região, vários deputados eleitos pelo círculo de Coimbra dos vários partidos, líderes políticos, representantes de organismos da administração regional, a Festa do Queijo de Oliveira do Hospital foi inaugurada pelo Secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito. Na abertura do certame, o presidente do Município de Oliveira do Hospital salientou que “a feira persegue um modelo de desenvolvimento económico” apostando na “divulgação do Queijo Serra da Estrela DOP, o ex-libris desta feira” sem esquecer “os outros produtos de excelência” e de grande qualidade e que “serve também para dinamizar o pequeno negócio de Oliveira do Hospital”.

Realizada para “homenagear os produtores e as queijeiras que fazem este produto ancestral e que tem chegado de geração em geração até aos dias de hoje”, José Carlos Alexandrino não deixou de esclarecer o membro do governo sobre as necessidades deste setor, que localmente tem vindo a ser apoiado pela Câmara Municipal. “É preciso ajuda noutras vertentes como a modernização das instalações e apoios para aquisição de ordenhas mecânicas”, disse o autarca lembrando que no ano passado o Município atribuiu um subsídio de 30 mil euros devido aos problemas da seca e que viu recentemente aprovada uma candidatura de 300 mil euros que permitirá a eletrificação de explorações agrícolas.

Defendendo que “é preciso inverter o rumo da nossa pastorícia” através de incentivos para “os jovens para serem empresários agrícolas, com explorações mais modernas”, o presidente do Município alertou para a necessidade de transformar a certificação DOP num processo com “preços acessíveis”. “Não é possível fazermos uma grande festa do queijo se não tivermos queijo. É preciso criar condições para termos estes produtores e muitos mais”, afirmou frisando o forte contributo que os empresários locais do setor dão para as exportações nacionais na área agroalimentar.

Satisfeito por perceber a “dinâmica que este setor consegue ter” no desenvolvimento local, o secretário de Estado Nuno Vieira e Brito reconheceu que o setor agroalimentar “tem contribuído imenso na área da exportação e inovação” e que o “Estado tem acompanhado”. O membro do Governo anunciou que para breve será publicada uma portaria “para facilitar a instalação e desburocratização de pequenas produções” mantendo os níveis de excelência na “gestão da segurança alimentar”.

Ainda na sessão de inauguração, António Lopes, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital frisou a importância deste certame de qualidade que coloca em destaque “os pastores que são os grandes obreiros desta festa” que dão continuidade, “com amor, a esta milenar atividade e continuam a produzir o melhor queijo do mundo”.

No recinto da feira, os visitantes encontraram Queijo Serra da Estrela DOP, queijo de ovelha curado, enchidos, bolos e doçaria, mel, azeite, vinhos e licores entre outros produtos agroalimentares que fizeram as delícias de quem chegava. Noutro ponto do recinto, as atenções centraram-se no artesanato variado, espaço onde a animação cultural foi uma constante com a presença contínua de grupos musicais convidados fazendo do certame uma grande festa para toda a família. De realçar ainda a tenda dos eventos que ofereceu ao longo do fim-de-semana um conjunto de atividades diversificadas, desde sessões de cozinha para todas as idades, a Escolinha do Queijo, apresentação do queijo convidado, este ano do Rabaçal, e concurso de gastronomia. Uma vez mais, a programação delineada apostou na diversificação, oferecendo atividades em áreas distintas como a Gastronomia, a Cultura, o Desporto e o Turismo, sempre em torno do rei desta festa, o Queijo Serra da Estrela, uma das sete maravilhas da Gastronomia Portuguesa e o melhor do mundo.

Bem vindo