sexta, 02 outubro 2015 19:10

Mesa redonda/Tertúlia “Luz: Eterno Farol do Conhecimento”

Enquadrado no programa de comemorações do Feriado Municipal e no âmbito das ações do projeto Igualdade Local: Cidadania Responsável, o Município de Oliveira do Hospital promove uma mesa redonda/tertúlia subordinada ao tema “Luz: eterno farol do conhecimento”.

O encontro, no próximo dia 5 de outubro, a partir das 14H30 na Casa da Cultura César Oliveira (1.º piso), tem como orador convidado Manuel Dias da Silva.

Realizada também no espírito das comemorações do 5 de outubro de 1910, data da implantação da República no nosso país, pretende-se que esta mesa redonda/tertúlia constitua um interessante momento de reflexão e participação cívica.

2015 foi proclamado, pelas Nações Unidas, como o Ano Internacional da Luz, uma iniciativa mundial que destaca a importância da luz e das tecnologias óticas, na vida dos cidadãos e no desenvolvimento futuro das sociedades de todo o mundo.

Se quer saber mais sobre a importância da luz, na evolução da ciência ao longo dos séculos, assista à palestra “Luz: eterno farol do conhecimento”, onde se falará da luz como entidade física, como símbolo mítico-religioso, como elemento fundamental dos mitos da criação do mundo e da sua importância na teoria do Big Bang, atualmente, a mais aceite para explicar a origem e evolução do Universo.

Manuel Dias da Silva, nascido em 1945 na freguesia de Janeiro de Baixo (Pampilhosa da Serra), é licenciado em Engenharia Eletrotécnica, pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. No campo profissional, exerceu vários cargos na CIMPOR, ligados à sua formação; foi gerente das Livrarias Bertrand, em Coimbra, (1993 a 1999) e posteriormente foi diretor executivo da Fundação João Jacinto de Magalhães, coordenando as atividades cultural e editorial da Universidade de Aveiro (UA).

Foi membro da Direção do GAAC – Grupo de Arqueologia de Arte do Centro e integrou corpos sociais em diversas entidades associativas. Além disso, conta com quatro livros de poesia publicados, é co-fundador da Tertúlia Aedo, onde se diz e fala de poesia e possui vários artigos editados em publicações periódicas. Tem realizado palestras sobre vários temas, entre os quais esta preleção que traz agora até Oliveira do Hospital, “Luz – eterno farol do conhecimento”.