Bolsas de Estudo

Bolsas de Estudo: candidaturas decorrem entre 27 de Setembro a 30 de outubro*

*Devido a catástrofe que atingiu o Concelho no passado dia 15 de outubro o prazo de apresentação de candidaturas foi prorrogado até ao próximo dia 20 de novembro.

O apoio aos alunos e suas famílias tem sido uma prioridade da autarquia que procura desenvolver ações que fomentem a educação e o ensino. Consciente das dificuldades económicas que afetam algumas agregados familiares do concelho e que podem constituir obstáculo à prossecução do percurso formativo dos seus membros, a Câmara Municipal pretende contribuir para o acesso ao ensino superior aos jovens oliveirenses que, não obstante a sua situação económica, desejem continuar a sua formação académica. Com esta medida pretende fomentar uma cultura de mérito, apoiando alunos que atinjam resultados excecionais, independentemente da sua condição económico-social.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou a abertura de concurso para atribuição de bolsas de estudo a alunos, residentes no concelho, que frequentam estabelecimentos de ensino superior público. Conforme deliberação do executivo, na reunião ordinária pública de 14 de Setembro em que foi igualmente designado o júri do concurso, foi aprovado que o referido concurso estará aberto no período compreendido entre 27 de Setembro a 30 de outubro do corrente ano. Para apoiar o prosseguimento de estudos aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital, no ensino superior, o executivo deliberou também atribuir 50 mil euros para o desenvolvimento anual deste programa de atribuição de bolsas.

As bolsas previstas pelo atual regulamento visam apoiar a prossecução dos estudos a alunos de cariz social que, apesar do aproveitamento escolar, por falta de meios, se veem impossibilitados de o fazer, bem como a atribuição de bolsas por aproveitamento escolar excecional a estudantes a frequentar estabelecimentos de ensino superior.

As candidaturas – entre 27 de Setembro e 30 de outubro – devem ser formalizadas junto do Balcão Único da Câmara Municipal.

A atribuição de bolsas visa também estimular a frequência de cursos superiores, contribuindo para a criação de condições adequadas ao tecido económico concelhio, através da dotação de quadros técnicos superiores, fomentando um desenvolvimento sustentado.

pdf Regulamento para Atribuição de Bolsas de Estudo - Ensino Superior (268 KB)

document Formulário Pedido de Bolsa de Estudo - Mérito Excecional - Ensino Superior (95 KB)

document Formulário Pedido de Bolsa de Estudo - Cariz social - Ensino Superior (119 KB)

pdf Declaração de Honra - Pedido de Bolsa de Estudo (42 KB)