Monte do Colcurinho

Percurso: Rota do Monte do Colcurinho

Partida: Ponte das Três Entradas

Chegada: Monte do Colcurinho

Descrição: Na Ponte das Três Entradas, local onde o Rio Alvôco desagua no Alva, e sobre o qual está uma rara ponte de três braços, propomos-lhe que suba entre panoramas de sonho até Aldeia das Dez onde toda a freguesia é um constante miradouro.

Situada na encosta norte do Monte do Colcurinho, à altitude de cerca de 500 metros, encontra-se, sobranceira ao Rio Alvôco, a risonha e linda povoação.

Este povoamento remonta à época pré-romana. Vestígios desse passado glorioso são ainda possíveis de observar nas ruínas de um castro luso-romano. Quando em 1543 foi criada, a freguesia abrangia não só a área que presentemente tem, mas ainda a do Piódão, hoje integrada no circuito das aldeias históricas. A freguesia desta última povoação foi desanexada em 1676.

A freguesia de Aldeia das Dez, desde a sua criação teve vida autónoma até 1594; porém, a partir desta data, foi anexada à da Santa Maria de Avô, até que, em 1602 ou 1603 adquiriu de novo a sua autonomia, situação que se tem mantido até hoje.

A sua Igreja Matriz é uma boa maneira para começar a visita a esta freguesia. A sua história tem alguns séculos. Quando em 17 de Julho de 1543, o Bispo de Coimbra, D. Jorge de Almeida criou a freguesia de Aldeia das Dez, existia já uma igreja que tinha como orago o Apóstolo S. Bartolomeu. Como as suas dimensões eram pequenas para conter os fiéis, o zeloso cura, Manuel António Pereira começou em 1757 a edificação de uma nova igreja que, em 21 de Janeiro de 1764 já pode ser benzida. Interiormente e exteriormente é duma formosura e imponência invulgares.

Nesta Freguesia existem algumas casas senhoriais que merecem a sua contemplação, como a residência do Sargento-mor Manuel de Matos Pereira que em 18 de Setembro de 1721 aqui se fixou, a Casa da Voluta ou Casa do" S ", do século XVII e a Quinta da Geia um Hotel de renome e com uma paisagem fabulosa.

 

 

De Aldeia das Dez o seu panorama de sonho continua até ao deslumbrante e acolhedor Vale de Maceira onde se situa o Santuário de Nossa Senhora da Preces, sendo um dos mais importantes roteiros religiosos da região. Fundado no século XVIII e enriquecido com fontes e lagos é composto por uma escadaria monumental de estilo barroco, uma Igreja dedicada a Nossa Senhora e uma Via Sacra com onze capelas dedicadas à Paixão de Cristo, decoradas com figuras de madeira em tamanho natural do século XIX e ainda pela capela de Santa Eufémia e a capela de Nossa Senhora das Necessidades que está situada no Monte Colcurinho a cerca de 14 Km de Aldeia das Dez. Neste monte, a 1244 metros de altitude, pode «tocar o céu» e observar panoramas infinitos e as encostas xistosas da Serra do Açor.

CONTACTOS

 

Username *
Password *
Remember Me