quinta, 13 novembro 2014 02:14

Alunos do pré-escolar participaram no projeto ambiental “Semear para Crescer”

Perto de meio milhar de crianças que frequentam o ensino pré-escolar no concelho de Oliveira do Hospital participaram, esta segunda-feira, dia 10 de novembro, na atividade “Semear para Crescer” que foi promovida pelo Município de Oliveira do Hospital. No total foram semeadas 1.200 bolotas de carvalho e sobreiro, espécies autóctones.

Este projeto de educação ambiental e florestal, “Semear para Crescer”, visou promover a consciencialização ambiental junto destes alunos que, após esta fase de sementeira em cuvetes, vão ficar responsáveis por tratar das sementes até à germinação das plantas.

Posteriormente, todos eles vão poder acompanhar o crescimento das suas plantas, durante cerca de um ano, até à sua plantação em local definitivo.

Ao longo de toda a manhã, um total de 476 alunos do ensino pré-escolar público e privado, de 22 estabelecimentos de ensino aderentes, participou nesta ação “Semear para Crescer”. Foi de forma entusiasmada e interessada que responderam afirmativamente a este desafio lançado pelo Município de Oliveira do Hospital.

A operacionalização da ação foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino; vice-presidente e vereador do Ambiente, José Francisco Rolo; vereadora da Educação, Graça Silva; vereador da Juventude, Nuno Ribeiro; vereadora da Floresta, Teresa Dias; e pelos presidente e 1.º secretário da Assembleia Municipal, António Rodrigues Gonçalves e Carlos Mendes, respetivamente.

Cada um deles, bem como vários técnicos da autarquia, acompanhou um dos diferentes grupos de trabalho e sensibilizou para a importância da preservação do ambiente e da floresta, dando conta que as sementes agora colocadas na terra são também sementes para um futuro mais sustentável para todos nós.

Esta ação de educação ambiental e florestal foi promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital no âmbito dos objetivos da Agenda 21 Local, com a colaboração da Rede Social Concelhia, do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital, Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira, da CAULE – Associação Florestal da Beira Serra, Cooperativa Agro-Pecuária da Beira Central, Cooperativa dos Agricultores de Alvoco das Várzeas e das Equipas de Proteção da Floresta (EPF) da GNR).

A promoção de ações de plantação e reflorestação tem sido uma das grandes apostas da Câmara Municipal, e nesse âmbito está já a ser preparada uma nova ação de reflorestação que terá lugar no próximo dia 21 de novembro, no âmbito do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro).