sexta, 01 março 2024 15:01

Voto de pesar pelo falecimento da ex-Presidente da Junta de Freguesia de Vila Pouca da Beira

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, por proposta do seu Presidente, José Francisco Tavares Rolo, aprovou hoje em reunião do executivo, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento de Maria Graciosa Rosa Fontinha Nunes, antiga Presidente, entre 2001 e 2013, da extinta Junta de Freguesia de Vila Pouca da Beira.

Maria Graciosa Fontinha, que em 7 de outubro de 2022 foi homenageada pelo Município de Oliveira do Hospital, com a atribuição da medalha de mérito municipal, faleceu, dia 28 de fevereiro, vítima de doença prolongada.

O Presidente da Câmara Municipal, em nome do Município de Oliveira do Hospital, manifesta o seu mais profundo pesar aos familiares e amigos de Maria Graciosa Fontinha, elogiando a sua postura de dinamismo político e cívico nos mais diversos domínios.

“É um grande exemplo da participação da mulher na liderança política e associativa. A sua dedicação à comunidade merece o nosso aplauso”, sublinha o autarca.

A antiga presidente de Junta, teve sempre uma intensa ligação a Vila Pouca da Beira, onde foi, por exemplo, dirigente e participante das atividades da Associação de Melhoramentos de Vila Pouca da Beira, criando um grupo de teatro infantil.

Colaborou e incentivou atividades na comunidade, organizando e ensaiando as “Contradanças de Carnaval”, com danças e músicas tradicionais, desfiles de mascarados e carros alegóricos.

Promoveu Cursos de Educação e Formação de Adultos, formações básicas de informática, bordados de Arraiolos.

Em parceria com o CEARTE, promoveu várias formações, como pintura cerâmica, costura e bordados.

Em 2013 criou um ateliê onde desenvolveu, durante vários anos, a atividade de artesã de latoaria e pintura cerâmica.