terça, 23 janeiro 2024 16:28

Jogos de inverno promovem desporto e inclusão

Cerca de meio milhar de atletas de oito modalidades participam nos dias 26 e 27 de janeiro nos Jogos de Inverno ANDII, de promoção da inclusão e integração social de pessoas e grupos sociais através da prática desportiva.

O evento organizado pela Associação Anddi Portugal decorre este ano em parceria com o Município de Oliveira do Hospital e a ARCIAL - Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, tem o apoio de clubes e entidades locais e como embaixador o Embaixador de Portugal na Finlândia, Francisco Vaz Patto, natural de Oliveira do Hospital.

Nos dias 26 e 27 de janeiro, meio milhar de atletas de modalidades como Basket 3x3, Boccia Di, Caminhada, Futsal, ParaHóquei, Polybat, Remo Indoor e Ténis de Mesa representam nestes jogos de inverno 40 instituições de todo o país.

Na apresentação do evento, ontem, na ARCIAL, o presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, destacou que a realização dos 5.º Jogos de Inverno ANDDI em Oliveira do Hospital, “reforça a política desportiva municipal de promover o desporto para todos”.

Para Oliveira do Hospital, reconhecido Município Amigo do Desporto, “é motivo de grande orgulho poder contribuir para fomentar a inclusão e a solidariedade, através da prática deste evento multidesportivo” de caráter nacional.

José Francisco Rolo destacou ainda a importância da realização dos ANDDI numa localidade como Oliveira do Hospital, “sendo um evento que percorre o país e uma parte do país que fica, muitas vezes, afastada dos grandes eventos”.

A terminar, o presidente do Município de Oliveira do Hospital evidenciou ainda as instituições, neste caso a ARCIAL, “que se mobilizam para promover a inclusão através do desporto”.

Na perspetiva do vereador do Desporto da Câmara Municipal, Nuno Ribeiro, as metas da ANDDI “encaixam na perfeição” nas metas do Município de Oliveira do Hospital, enquanto “contribuem para o desporto para todos e valorizam a inclusão através do desporto”.

Nuno Ribeiro referiu destacou “o trabalho inexcedível” desenvolvido pela ARCIAL, “parceiro fundamental” para a dinamização dos ANDII em Oliveira do Hospital.

Um evento que, para o presidente da ARCIAL, Artur Abreu, é “pensado, organizado e destinado a cidadãos que necessitam permanentemente de desenvolver esforços suplementares” para conseguirem ter presença na sociedade.

Artur Abreu reforçou, com isto, o ADN da associação, que recorre ao desporto e à prática desportiva como “um veículo de eleição para a inclusão destes jovens”, como também para o bem-estar e o convívio.

Os Jogos de Inverno da ANDDI são para o presidente da ANDII Portugal, José Costa, “a menina dos olhos”, lembrando um caminho que começou em 2018 e que, até chegar a Oliveira do Hospital, já teve palco em localidades como Bragança, Guarda, Castro Daire e Tondela.

“O namoro” para a realização dos Jogos de Oliveira do Hospital “começou em 2022, numa reunião em São Romão”, relembrou José Costa, para destacar o lado pessoal imposto a estas dinâmicas, “que proporcionam sempre que se criem amizades”.

Prova disso mesmo, anunciou o dirigente, “está já combinado um treino da seleção ANDDI de basquetebol que vai disputar o Europeu 3x3 na Polónia, em São Paio”, com a equipa do Sampaense Basket.

“Estamos entusiasmados com esta edição dos Jogos e com a realização da caminhada solidária. Estamos confiantes de que vamos cumprir o principal objetivo que temos, que é promover a inclusão e a integração social de pessoas e grupos por meio da prática desportiva para todos, sublinhou José Costa.

O programa dos 5.º Jogos de Inverno ANDDI arranca na sexta-feira, dia 26 de janeiro, às 10h00, com o Torneio de Inverno Polybat e Remo Indoor no Pavilhão da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.

As 18h00 decorre o momento institucional do evento, com a Cerimónia de Boas Vindas, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital.

Nos sábado, dia 27, os Jogos de Inverno arrancam às 09h30, com Basquetebol no Pavilhão Serafim Marques, em São Paio de Gramaços. Ao longo da manhã é disputado Campeonato de Portugal Feminino 3x3, a 7.ª Taça Nacional Síndrome de Down 3x3 e o Torneio Nacional 3x3.

O programa deste dia contempla Boccia DI no Pavilhão Municipal de Oliveira do Hospital, Futsal no Pavilhão Desportivo da Cordinha e Ténis de Mesa, no Pavilhão da Escola Secundária de Oliveira do Hospital.

O sábado integra ainda na programação uma caminhada aberta à participação de toda a comunidade, com início às 10h30, na ARCIAL. A participação nesta iniciativa tem um custo solidário de três euros.

Ao longo da semana, a informação relacionada com a realização dos 5.º Jogos de Inverno ANDDI em Oliveira do Hospital pode ser acompanhada nas redes sociais do Município de Oliveira do Hospital.