segunda, 22 janeiro 2024 14:35

Município de Oliveira do Hospital lança empreitada de reabilitação de estrada entre Avô e Pomares

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), José Francisco Rolo, assinou na semana passada, o auto de consignação da empreitada de reabilitação de muro de suporte na E.M 513, entre Avô e Pomares, num investimento superior a 100 mil euros.

“É uma obra muito pertinente e absolutamente necessária, porque vem reforçar a segurança rodoviária de uma estrada intermunicipal” que, em consequência das intempéries verificadas em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, passou a apresentar vários problemas estruturais, referiu José Francisco Rolo.

Esta estrada, que liga a turística vila de Avô a Pomares, no concelho de Arganil, sofreu uma derrocada num dos muros de suporte e, neste momento, a via encontra-se condicionada à circulação automóvel na faixa de rodagem ascendente, sentido Avô – Pomares.

No ato de assinatura do auto de consignação daquela empreitada, que decorreu na sede da Junta de Freguesia de Avô, com a presença do Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Pimentel, que também se congratulou com o arranque da obra, o Presidente da Câmara deu também nota de que a CMOH está já a preparar vários procedimentos para lançar algumas obras em várias freguesias afetadas pelas intempéries, dando por exemplo o caso da praia fluvial de Avô.

Note-se que a CMOH aprovou, no final do ano passado, junto do Ministério da Coesão Territorial, através da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), uma candidatura de 2,8 milhões de euros para fazer face aos prejuízos provocados no concelho pelas intempéries, e que representa uma comparticipação do Governo de 60 por cento.

De acordo com o levantamento efetuado pela Proteção Civil do Município de Oliveira do Hospital, os prejuízos registaram-se fundamentalmente em danos ocorridos em estradas municipais, taludes, arruamentos e caminhos públicos, mas também em praias fluviais no Vale do Alva.