terça, 24 outubro 2023 10:52

Mais de duas centenas superaram a prova Colcurinho Epic Trail em Oliveira do Hospital

Realizado este domingo (22 de outubro), o Colcurinho Epic Trail apresentou-se, uma vez mais, aos participantes como uma prova desafiante com um resultado final marcado pelo sucesso e satisfação entre quem testou os seus limites e resistência nesta mítica prova de corrida de montanha.

Promovida pelo Município de Oliveira do Hospital, com a chancela das Aldeias do Xisto e que conta com vários parceiros, juntou mais de 200 participantes oriundos de diversos pontos do país que, a correr ou simplesmente a caminhar, partiram do Santuário de Nossa Senhora das Preces à descoberta – por entre paisagens de cortar a respiração – do Monte do Colcurinho, a 1242 metros de altitude, na serra do Açor.

A prova integrou o circuito da Taça de Portugal de Trail, e o Circuito Distrital Longo da Associação Distrital de Atletismo de Coimbra (ADAC) e desenrolou-se em três segmentos Colcurinho Epic Trail de 25 quilómetros 2000+, Mini Colcurinho Epic Trail de 13 quilómetros 1100+ e ainda uma caminhada de 12 quilómetros 900+, percorridos num percurso de trilhos técnicos que visa a promoção e divulgação turística e ambiental da região e a promoção do desporto em meio natural.

No final, e no que respeita à classificação geral do Colcurinho Epic Trail, nos masculinos venceu Nuno Silva da equipa Gafanhori; seguido por José Alves da Penature Trail Team e João Silva da ACDRS Quinhendros, em 2.º e 3.º lugares respetivamente. Nos femininos, a vitória sorriu à atleta Guida Fontes com a camisola da CF Os Marialvas, seguida por Isabel Batista da Talentos Objetivos e Constança Pelicano do GR Vilaverdense.

Por outro lado, no Mini Colcurinho Epic Trail (13km), venceu, nos masculinos, o oliveirense José Madeira que veste as cores do Maratona Clube Vila Chã, seguido nos restantes dois lugares do pódio por David Pestana dos Bombeiros de Mêda e por Paulo Nunes do Clube Desportivo de Vide. Nos femininos, classificaram-se nos três primeiros lugares: Ana Caramelo; Joana Cordeiro da PDA Runners e Rita Fernandes da Os Pe na Cova. Além dos troféus, a organização entregou nesta edição, pela primeira vez, prémios monetários na prova principal aos três atletas que subiram ao pódio, masculinos e femininos, entre os 75 e os 25 euros; e no Mini Colcurinho Epic Trail, os primeiros classificados da geral receberam um saboroso e endógeno Queijo Serra da Estrela.

Evento de referência na região, a prova tem merecido rasgados elogios por parte dos participantes provenientes de vários pontos do país, nomeadamente no que respeita à boa organização e às paisagens deslumbrantes que encontram ao longo do circuito do trail.

O vereador do Desporto, Nuno Ribeiro, dirige um agradecimento a todos os participantes, às entidades parceiras e a todos aqueles que colaboraram “de forma empenhada e dedicada” na organização desta iniciativa que visa incentivar a política de desporto para todos bem como a promoção e divulgação turística e ambiental da região e da promoção do desporto em meio natural.

“Esta é uma prova desafiante para quem participa e para quem organiza, um desafio épico que apenas está ao alcance de quem não se deixa vencer pelo cansaço, de quem, naturalmente se predispõe a testar-se a si próprio”, refere o vereador Nuno Ribeiro que enaltece o “grande espírito desportivo demonstrado por todos os atletas que marcaram presença, por mais um ano, neste nosso desafiante evento de trail”.

O Colcurinho Epic Trail foi uma organização do Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Clube Atlético de Oliveira do Hospital (CAOH), com o apoio da Rede Aldeias do Xisto, da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, da ADI – Agência de Desenvolvimento Integrado de Tábua e Oliveira do Hospital, Irmandade Nossa Senhora das Preces e Eptoliva.