quinta, 19 outubro 2023 11:03

Oliveira do Hospital é o concelho do distrito com mais reservas no serviço Transporte Flexível a Pedido

Oliveira do Hospital é o município com mais reservas efetuadas no âmbito do projeto SIT FLEXI - Transporte Flexível a Pedido implementado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e ao qual a autarquia foi uma das primeiras aderentes.

Conta com um acumulado de 1771 reservas desde a implementação, tendo registado 76 reservas no mês de setembro de acordo com o relatório mensal.

Os números foram apresentados pelo vereador com o pelouro da Mobilidade, Nuno Ribeiro, em reunião de câmara no início do presente mês, onde sublinhou o sucesso do SIT FLEXI no Município tendo em conta os números que têm vindo a ser transmitidos no relatórios.

“Somos o município da CIM Região de Coimbra com mais reservas no total neste serviço”, refere o vereador da Câmara Municipal lembrando que se trata de uma solução de mobilidade simples, económica e segura “que veio prestar um importantíssimo serviço às populações das localidades mais isoladas e dispersas”, e que é assegurada com profissionalismo pelos operadores de táxis do concelho envolvidos neste projeto.

SIT FLEXI é uma solução de mobilidade que complementa a oferta de transporte da rede pública regular e que visa garantir uma cobertura dos serviços de transporte de passageiros oferecendo uma alternativa de mobilidade mais sustentável aos cidadãos que residem em zonas mais rurais e de baixa densidade demográfica.

Além de colmatar limitações no acesso ao transporte público convencional, o serviço de transporte de passageiros flexível oferece uma maior acessibilidade e mobilidade em áreas isoladas e dispersas, respondendo às necessidades específicas das populações mais envelhecidas e de pessoas com mobilidade condicionada que necessitem de um serviço específico e de proximidade.

Permite ainda atenuar as desigualdades sociais no acesso ao transporte público, numa perspetiva de promover o essencial direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social.

Implementado desde agosto de 2021, o SIT FLEXI abrange atualmente 30 lugares no Município de Oliveira do Hospital com cobertura anual, distribuídos por sete zonas, e funciona três vezes por semana – 2.ª, 4.ª e 6.ª feiras – em dois horários da manhã e da tarde.

Além de terem sido incluídos novos lugares, as condições atuais de funcionamento do SIT FLEXI garantem uma cobertura do serviço a meio do dia, sendo que no período não escolar os residentes em todos os lugares que não tenham cobertura horária de serviço de transporte público regular também podem recorrer a esta solução.

Prevê ainda uma cobertura total do serviço no município para situações excecionais, condições que permitem a prestação de um bom serviço e o direito à mobilidade à população do concelho oliveirense.

Os circuitos têm partida nas localidades mais isoladas do Município – zona 1 inicia Gramaça; zona 2 em Póvoa de S. Cosme; zona 3 em Galvã; zona 4 em Vilela; zona 5 em Vale Torto; zona 6 em Carvalha; zona 7 em Cimo da Ribeira – e o ponto de chegada é sempre na cidade de Oliveira do Hospital, contemplando quatro locais distintos.

O transporte é operacionalizado através das empresas de táxi com alvará no concelho de Oliveira do Hospital, tem preços semelhantes aos de uma viagem de autocarro e é ativado mediante reserva gratuita por telefone para a central de reservas (800 200 201) até às 15H do dia anterior ao da viagem.

Conheça as zonas abrangidas AQUI