quarta, 18 outubro 2023 14:48

Município de Oliveira do Hospital ajuda apicultores com sete toneladas de alimento

O Município de Oliveira do Hospital vai ajudar os apicultores do concelho com sete toneladas de alimento para abelhas, abrangendo 2.332 colónias.

A distribuição vai começar a partir da próxima quarta feira, dia 25 de Outubro, e contemplará 53 apicultores que viram as suas candidaturas aprovadas no Programa de Apoio aos Apicultores, que foi lançado com o objetivo de dar uma ajuda a um setor que enfrenta grandes dificuldades ao nível de escassez de alimento, em virtude das alterações climáticas que afetam a normal regeneração da flora.

O Presidente da Câmara Municipal, José Francisco Rolo, frisa que, com este apoio, o Município pretende dar um contributo para ajudar a fomentar uma importante atividade económica com relevo e história no nosso município, contribuindo não só para estimular a produção de mel, mas também para reforçar o papel que as abelhas têm na manutenção da biodiversidade e polinização de culturas, sobretudo em meio rural.

Consciente dos problemas que o setor atravessa, não só pela falta de alimento mas também pelos danos causados na apicultura pela vespa asiática, com grandes implicações na produção de mel, o autarca sublinha que era fundamental lançar esta medida para apoiar os nossos produtores, frisando que o programa teve duas fases de candidatura para que – conforme refere – não ficasse ninguém para trás.

Os apicultores beneficiários deste programa, vão também receber armadilhas para a captura da vespa asiática.

Note-se que, com a finalidade de incentivar o combate à vespa asiática, uma espécie invasora com elevado poder destrutivo das colmeias, o Município de Oliveira do Hospital tem mantido uma campanha ativa de sensibilização junto da população para comunicação de avistamentos bem como de combate, instalação de armadilhas e destruição de ninhos desta invasora procurando assim diminuir o impacto causado por esta vespa, na saúde, bem-estar, segurança das nossas populações e da nossa atividade apícola.

A distribuição de alimento pelos apicultores, com início a partir da próxima quarta feira, dia 25 de Outubro, terá lugar nos estaleiros da Câmara Municipal na Zona Industrial, e todos os apicultores beneficiários receberão nos próximos dias uma comunicação institucional com a informação relacionada com as condições para levantamento do alimento.